Início Aparecida Polícia Militar lança “Operação Romeiro 2023” no Santuário Nacional de Aparecida

Polícia Militar lança “Operação Romeiro 2023” no Santuário Nacional de Aparecida

Uma das novidades para a operação da Polícia Militar é o reforço do policiamento nas áreas rurais das rotas de peregrinação

A12/ João Pedro Oliveira
Publicidade

A pouco mais de um mês para o Dia da Padroeira do Brasil, a Polícia Militar do Estado de São Paulo lançou a “Operação Romeiro 2023” oficialmente nesta segunda-feira (04), no Santuário Nacional, em Aparecida (SP).

A Operação visa oferecer segurança e tranquilidade ao devoto durante a peregrinação até a Casa da Mãe Aparecida no período que antecede a Festa da Padroeira do Brasil e também nos meses seguintes ao 12 de outubro.

Para esse período, de setembro à dezembro, de acordo com a Polícia Militar, são esperados mais de 5 milhões de peregrinos no Santuário.

A Operação, que tem seu ápice em outubro, durante a Novena e Festa da Padroeira, estará em funcionamento até o dia 10 de dezembro.

A12/ João Pedro Oliveira

Coronel Castro, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do São Paulo, falou sobre a operação deste ano.

“A estratégia é atingir todo esse período de peregrinação. Claro, temos o auge do movimento que é na semana do dia 12 de outubro”, disse.

A12/ João Pedro Oliveira

E destacou:

“Temos romeiros que, por conta de outros motivos, não conseguem vir ao Santuário em outubro. Por conta disso, reservam outros meses para fazer a peregrinação. A Polícia Militar está atenta a essa demanda. Uma demanda que tem aumentado muito nos últimos anos” falou.

A principal novidade na ação deste ano é a distribuição de pulseiras de identificação para crianças.

Segundo a corporação, a medida visa diminuir o número de crianças que se perdem durante a Festa da Padroeira, já que o movimento na cidade aumenta no período.

A12/ João Pedro Oliveira

“Vamos distribuir pulseiras de identificação com o nome e um contato telefônico do responsável. É mais uma preocupação da Polícia Militar com os devotos que chegam ao Santuário Nacional para que os peregrinos se preocupem apenas com a energia e com a fé do Santuário”, disse o Comandante da Polícia.

Presente na cerimônia de lançamento da Operação, o Pe. Heliomarcos Ferraz, C.Ss.R, ecônomo do Santuário, falou sobre a importância da operação para os devotos da Mãe Aparecida:

“O mais importante é as pessoas sentirem que ao virem para Aparecida elas terão um aparato nosso que é espiritual, da acolhida, da alegria, de celebrar com fé e devoção, mas também o aparato do policiamento municipal, estadual e federal”, disse.

A12/ João Pedro Oliveira

O Missionário Redentorista ainda disse que essa é apenas uma parcela da estrutura que é pensada e montada para receber o devoto na Casa da Mãe.

“Isso é só uma parcela da grande estrutura que tem sido montada, tanto da Polícia Militar, como da Guarda Municipal, mas também com o policiamento da Polícia Rodoviária Federal. Juntos, eles garantem que o devoto venha e celebre e tenha um trânsito com segurança e tranquilidade para o Santuário Nacional”, finalizou.

Outra novidade neste ano é que a “Operação Romeiro” prevê um reforço do policiamento nas áreas rurais, por onde muitos devotos peregrinam até o Santuário Nacional.

“Estaremos com todo o efetivo da Polícia empenhado na segurança do devoto, mas também com um foco principal na área rural por conta dos devotos que optam por essas rotas”, disse o Coronel Alexandre Prates, Coordenador Operação da Polícia Militar de São Paulo.

Publicidade