Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba assume presidência da AgemVale Região Sub 2

Pindamonhangaba assume presidência da AgemVale Região Sub 2

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pindamonhangaba, Roderley Miotto, foi eleito presidente da região sub 2 da AgemVale (Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), dia 4 de setembro.

A eleição ocorreu no Museu Histórico Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, em Pindamonhangaba, durante a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que contou com representantes dos 10 municípios que compõe a região sub 2 (Pindamonhangaba, Taubaté, Lagoinha, São Luiz do Paraitinga, Redenção da Serra, Natividade da Serra, Tremembé, Santo Antônio do Pinhal, Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí), entre prefeitos, secretários, vereadores, membros da sociedade civil, bem como o presidente da AgemVale e prefeito de São José do Barreira, Lê Braga, além do presidente da Câmara de Pindamonhangaba, Norberto Moraes.
Roderley Miotto, indicado pelo prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, a concorrer ao cargo, agradeceu pela eleição e disse que o objetivo da região sub 2 “é levar à AgenVale as pautas perminentes aos municípios de modo singular e coletivo, para que essas demandas sejam repassadas ao Governo do Estado para viabilizar melhorias na região”.

Foto: divulgação/PMP

Ele explicou que “os assuntos mais abordados durante os encontros são segurança pública, saneamento básico, meio ambiente, infraestrutura, saúde e emprego. São as grandes pautas de interesse coletivo e que devemos pleitear de maneira conjunta”.

Roderley agradeceu aos municípios pela votação e ao vice-presidente eleito, Zico Caetano (vereador de Natividade da Serra).

Foto: divulgação/PMP

Sobre a AgemVale

A Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVALE-LN) foi criada pela Lei Complementar 1.166, de 9 de janeiro de 2012, como um instrumento do Estado que permite a união de governo, prefeituras, iniciativa privada e sociedade civil organizada para trabalhar na solução de problemas que os municípios têm em comum: segurança, moradia, mobilidade, saneamento, saúde, habitação, educação, entre outros. A RMVALE-LN tem por finalidade promover planejamento regional para o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida; cooperação entre diferentes níveis de governo, mediante a descentralização, articulação e integração de seus órgãos e entidades da administração direta e indireta com atuação na região, visando ao máximo aproveitamento dos recursos públicos a ela destinados; utilização racional do território, dos recursos naturais e a proteção do meio ambiente e dos bens culturais materiais e imateriais; integração do planejamento e da execução das funções públicas de interesse comum aos entes públicos atuantes na região; redução das desigualdades regionais.

O Vale do Paraíba é a 12ª região metropolitana mais populosa do país, segundo estimativa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com dados atualizados/estimativa 2021. A Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte é dividida em cinco sub-regiões, com características territoriais, populacionais e de desenvolvimento bem distintas.

Publicidade