Início Pindamonhangaba ”Box da Reciclagem” completa um ano de funcionamento em Pindamonhangaba

”Box da Reciclagem” completa um ano de funcionamento em Pindamonhangaba

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

O projeto “Box da Reciclagem“, uma parceria entre a Prefeitura de Pinda e a empresa “Você Recicla”, completou na semana passada, seu primeiro ano de funcionamento. O primeiro box foi instalado em frente à prefeitura e já existe projeto de outros pontos de instalação dos containers. O projeto que busca conscientizar a população através da tecnologia pode ser uma fonte de renda extra para as famílias.

De acordo com os fundadores da startup Você Recicla, Rodrigo Rocha e Gabriel Motta, a proposta da “Você Recicla” é usar a tecnologia para, além de conscientizar, gerar oportunidades para os coletores de materiais recicláveis e reduzir o volume de resíduos destinados ao aterro sanitário todos os dias. “Os materiais coletados são encaminhados para indústrias de reciclagem, que os transformam em novos produtos. Em contrapartida, o morador que fez o descarte receberá créditos através do aplicativo”, explica Rodrigo Rocha.

A operação inicia com o consumidor final, ao se cadastrar gratuitamente no app, passa a ter acesso a uma série de vantagens. A primeira é o passo mais importante: educação para a reciclagem, realizada por meio de vídeos com treinamentos sobre o descarte correto dos materiais de papel, alumínio, plástico e óleo de cozinha.

Depois de cadastrado, o próprio usuário leva embalagens pós-consumo ao box de reciclagem, que serão pesados e convertidos em créditos que podem ser trocados por recompensas, sendo dinheiro em conta ou bônus, disponibilizados em aplicativo ou parcerias estabelecidas com o varejo e serviços.

O Box da Reciclagem é um container de venda reversa, atrelada ao Programa Você Recicla de Benefícios. O operador recebe o material reciclável do consumidor, pesa, tria, organiza e envia ao Centro de Consolidação que armazena o material até volume suficiente para que sejam enviados diretamente para a indústria recicladora. Lá eles são transformados em matéria-prima e voltam para a cadeia produtiva e depois para o consumo novamente.

“Nesse primeiro ano de funcionamento, a iniciativa mostrou seu potencial atingindo metas que estavam previstas para dois anos de funcionamento, com cerca de 19 toneladas recicladas, mais de 6 mil usuários inscritos entre empresas e pessoas físicas”, destacou Rodrigo Rocha.

Segundo o secretário de tecnologia, Inovação e Projeto, Danilo Velloso o projeto cumpre o objetivo e entrega muito mais. “Não só a reciclagem e responsabilidade com o meio ambiente, mas a geração de renda. Utilizando a tecnologia, a cidade vem trazendo uma ação disruptiva, proporcionando a todos a economia circular e avaliação em pontos do quanto contribuiu para a proteção da natureza, tudo isso dentro de um App”, avaliou. “O projeto “Box da Reciclagem” é um exemplo de como a reciclagem pode ser uma ferramenta de desenvolvimento sustentável. A iniciativa tem ajudado a reduzir a poluição, economizar recursos naturais e gerar empregos”, concluiu, destacando que a Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba e a startup Você Recicla estão comprometidas com a continuidade do projeto, visando aumentar o número de box de reciclagem na cidade e aumentar a quantidade de materiais recicláveis coletados.

Publicidade