As Secretarias da Mulher, Família e Direitos Humanos e de Esportes e Lazer realizaram uma reunião na última semana com representantes das Mães de Azul (grupo dos pais de pessoas com autismo), do T21Pinda (pais de crianças e adolescentes com síndrome de down), presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ivonete Santos, comissão da OAB dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e psicólogas convidadas.
O objetivo foi discutir sobre um projeto piloto de esportes para as crianças e adolescentes com deficiência. O projeto Iniciação Esportiva será realizado no CT Luiz Caloi e pretende inicialmente atender o público de 8 a 13 anos.
O secretário de Esportes e Lazer, Everton Chinaqui, afirmou que “o projeto de iniciação esportiva, além de trabalhar a socialização, promoverá o desenvolvimento motor, equilíbrio, percepção visual e cinestésica, atuando na tonicidade, equilíbrio, organização e espaço temporal, praxia global, para o corpo estar em movimento”.
As secretarias envolvidas promoverão um curso de capacitação para os professores do Esporte, para auxiliar na formação continuada e para proporcionar uma educação esportiva ainda mais qualificada e completa para todos os alunos.
O projeto piloto será uma forma de viabilizar de maneira inclusiva o atendimento ao público envolvido, passando por avaliação periódica para estudo da demanda, possibilidade de ampliação e horários, desenhos de novas estratégias e direcionamento.
Para o secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, o esporte é uma importante ferramenta para inclusão, “pois além de promover a convivência, auxilia no desenvolvimento dos envolvidos e o projeto piloto será relevante para efetivação de políticas públicas para crianças e adolescentes com deficiência”.
Para os secretários, o projeto piloto garantirá o acesso e participação de um número maior de crianças e adolescentes com deficiência. Eles reforçaram que o público alvo do projeto sempre foi atendido nas demais modalidades esportivas conforme vagas disponíveis, porém agora atenderá o pedido das mães que estiveram presentes na reunião.
As responsáveis pela execução e organização, Leticia Souza e Marita Squassi, estarão juntamente com todos os presentes na reunião avaliando e remodelando sempre que necessário o modelo inicial do projeto e possíveis modificações serão comunicadas a todos.