Início Pindamonhangaba Inscrições para Festival de Música Sertaneja serão abertas nesta segunda-feira em Pinda

Inscrições para Festival de Música Sertaneja serão abertas nesta segunda-feira em Pinda

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

A Secretaria de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba vai abrir inscrições para o 18º Festival de Interpretação da Música Sertaneja ‘Luiz Carlos Cardoso’ na segunda-feira (7). O cadastro deve ser feito até dia 21 de setembro pelo site da Prefeitura de Pindamonhangaba.

O Festival vai ocorrer dentro da estrutura do Festival da Primavera, no Ribeirão Grande, com fase classificatória dia 07 de outubro e a fase final dia 08.

Os interessados em participar devem ter 16 anos ou mais e serem residentes da região do Vale do Paraíba ou Serra da Mantiqueira.

Para esta edição as categorias são Jovem Música Sertaneja (apresentação de trio, conjunto ou banda), Música Raiz (apresentação de duplas, trios ou conjuntos, cantando músicas que tenham tema como natureza, homem do campo), e Individual (apresentação solo).

O secretário de Cutlura e Turismo, Alcemir Palma, explicou que cada candidato poderá se inscrever no Festival com apenas uma música, e apenas uma categoria. “Serão permitidas somente músicas sertanejas nacionais que se encaixem nos subgêneros caipira ou sertanejo raiz, sertanejo romântico e sertanejo universitário”. Ele frisou que está proibida a apresentação de músicas estrangeiras, ou parte de língua estrangeira em músicas nacionais. “Além disso, os concorrentes não poderão se inscrever no Festival Sertanejo 2023 com as mesmas músicas já apresentadas no Festival de 2022. Também não será permitida a apresentação de uma mesma música por mais de um concorrente, mesmo que seja em versão diferente, prevalecendo a primeira data de inscrição. Por isso, pedimos aos interessados que leiam o edital com bastante atenção”.

A diretora de Cultura, Rebeca Guaragna, frisou que as inscrições serão avaliadas e homologadas pela Comissão de Análise Documental, composta por três integrantes da Secretaria de Cultura e Turismo e um integrante indicado pelo Conselho Municipal de Cultura, e a homologação será publicada até o dia 25 de setembro.

O julgamento das inscrições e das apresentações no Festival será feito por uma Comissão Julgadora, que será indicada pela Comissão de Organização com reconhecido técnico na área.

Rebeca afirmou que após a avaliação da Comissão de Análise Documental, a Comissão de Jurados selecionará até 15 inscritos, de cada categoria, para a participação no Festival. “Na fase classificatória serão escolhidas até 15 melhores apresentações entre as categorias, que irão para a fase final do Festival concorrendo cada um em sua categoria”.

Para premiação, os três primeiros colocados de cada categoria vão receber troféus em homenagens a artistas de Pindamonhangaba, além de valor em dinheiro, variando de R$ 787,00 até R$ 2.360,00.

Publicidade