Início São José dos Campos SSP23 faz lançamento de balão estratosférico em São José dos Campos

SSP23 faz lançamento de balão estratosférico em São José dos Campos

Foto: Flávio Pereira/CMSJC
Publicidade

Participantes do SSP23 (Space Studies Program) realizaram nesta sexta-feira (4) um experimento com o lançamento de um balão estratosférico, dentro das atividades do programa.

A atividade prática foi coordenada pelo professor do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), Tertuliano Ribeiro, e aconteceu dentro do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial). O balão foi utilizado para lançamento de um satélite produzido pelo próprio ITA.

A escolha pelos balões estratosféricos reduz os custos, já que são mais baratos do que os foguetes. Após alçar voo, o balão alcança até 30 km de altitude e permite que o satélite gere dados que ajudam os pesquisadores e alunos a aprimorarem as análises da atmosfera.

Nas próximas semanas, estão programados alguns eventos abertos, todo com realização no Cefe (Centro de Formação do Educador), a partir das 20h30.

No dia 9 de agosto, dentro da programação das Quartas Espaciais, o SSP23 realiza uma palestra com a convidada Niamh Shaw, premiada comunicadora irlandesa, escritora e exploradora de atividades espaciais.

Nos dias 10, 14 e 16 serão realizados debates sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos pelos participantes com temas relacionados a cidades inteligentes, segurança hídrica e metaverso.

Satélite usado na aula experimental é brasileiro, criado pelo ITA: o Itacube Foto: Flávio Pereira/CMSJC

Atividades acadêmicas

Depois de cerca de 40 dias de atividades acadêmicas realizadas no ITA, os participantes do SSP23 passam a utilizar as dependências do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) a partir da próxima segunda-feira (7) como centro de estudos.

O programa se estende até o dia 25 de agosto, quando será realizada a cerimônia de encerramento no Cefe.

SSP23

Organizado pela International Space University, o SSP é considerado o maior evento de estudos espaciais do mundo, oferecendo o mais importante e completo programa de treinamento do setor.

Realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo, o SSP está na 35ª edição e ocorre pela primeira vez no Brasil.

O Inpe e o ITA submeteram, em conjunto com a Prefeitura, a proposta para sediar o SSP 2023.

O programa tem apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, AEB (Agência Espacial Brasileira), DCTA e Força Aérea Brasileira.

Patrocinam o evento a Embraer, Visiona e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Publicidade