Início Pindamonhangaba Simulado de acidente vai parar rotatória João do Pulo durante 1 hora...

Simulado de acidente vai parar rotatória João do Pulo durante 1 hora em Pindamonhangaba

Rotatória do João do Pulo, Pindamonhangaba Foto: Saulo Fernandes/@imagens.comdrone
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, realiza, na quinta-feira, dia 27 de julho, o Exercício Simulado do Plano de Contingência de Pindamonhangaba.

Trata-se da simulação de um acidente de trânsito com vítima e vazamento de produto químico, que será realizada na rotatória “João do Pulo”, a qual estará com o trânsito impedido inclusive em seus 4 acessos, das 10 às 11 horas. O local já recebeu toda a sinalização e terá, no dia, o acompanhamento de GCMs e agentes para orientarem o tráfego.

Para a realização do exercício simulado, toda a área no entorno da rotatória João do Pulo incluindo os acessos ao centro, bairros e Dutra por este itinerário, será interrompido as 10 horas e será liberado as 11 horas.

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Pindamonhangaba, Michel Cassiano, a realização do simulado é uma exigência para que o PlanCon – Plano de Contingência de Pindamonhangaba seja validado, ao lado da audiência pública, já realizada anteriormente. No Vale do Paraíba, contam com o PlanCon apenas as cidades de Aparecida, Campos do Jordão e São José dos Campos. A iniciativa também é uma das exigências para que Pindamonhangaba conquiste o título de Cidade Resiliente pela ISO, corroborando com a Smart City.

O exercício simulado está sendo realizado em conjunto com os órgãos oficiais de resposta a emergências que atuam no município, além de algumas iniciativas particulares, como a Brigada da Novelis e bombeiros civis. São eles: Corpo de Bombeiros, Policia Militar Rodoviária, DER, Defesa Civil, SAMU, Departamento de Trânsito e GCMs.

O Plancon foi elaborado para o atendimento das ocorrências de processos de estiagem, geológicos ou hidrológicos, correlatos do município de Pindamonhangaba. “O Plano de Contingência Municipal estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos, direta ou indiretamente na resposta às emergências e desastres relacionados a estes eventos, conforme disposto na Lei Federal 12.608 de 2012”, explicou o secretário de Segurança Pública, Fabricio Pereira.

O prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, destacou o investimento em segurança pública, trânsito e defesa civil. “A cidade vem crescendo e se desenvolvendo de forma acelerada e precisamos ter equipes qualificadas para dar todo o suporte necessário a ocorrências que podem vir a acontecer. Por isso, estamos organizando esse treinamento, que é fundamental para estabelecermos procedimentos de segurança e formas de agir com rapidez e sucesso no socorro às vítimas, zelando pela preservação da vida”.

Publicidade