Início Destaque Adolescente de Indaiatuba vai disputar prova dos Três Tambores pela primeira vez...

Adolescente de Indaiatuba vai disputar prova dos Três Tambores pela primeira vez na FAICI 2023

Foto: divulgação
Publicidade

Com apenas 15 anos de idade, mas maturidade de adulta e objetivos já traçados na vida, a indaiatubana Amanda Queiroz cresceu acompanhando seu pai, Pedro Queiroz, em passeios e nas romarias por todo o estado paulista. A paixão da Amanda pelo universo do rodeio potencializou ainda mais ao frequentar a FAICI, em Indaiatuba, festa na qual o seu pai é um dos organizadores desde o ano 2013.

Encantada com os cavalos e as competições que aconteciam nos rodeios, Amanda foi alimentando o sonho em participar da tradicional e charmosa prova dos Três Tambores. Ela frequentou inúmeras festas para assistir as provas. “Competir sempre foi a minha vontade, o meu sonho. Meus pais sempre me incentivaram e apoiaram tentando fazer esse sonho virar realidade”, conta.

Foto: divulgação

Além do incentivo e cuidado de seus pais, outra grande referência para a adolescente é a sua treinadora Rafaela Laturraghe, que também se tornou sua grande amiga e mentora. “A Rafa é quem não me fez desistir e acreditar cada vez mais em mim. Ela é minha influência no esporte e na vida também”, revela.

Atualmente, Amanda cursa o primeiro ano do ensino médio e o seu próximo desejo é cursar medicina veterinária. Mesmo com a intensa rotina de estudos, ela consegue conciliar com o treinamento para as competições. “Treino duas vezes por semana e procuro não faltar, pois o treinamento é essencial para a prova”, explica.

A primeira competição oficial que Amanda disputou foi neste mês de julho na Fazenda Nossa Senhora de Lourdes, na cidade paulista de Jaguariúna. “Foi uma experiência inexplicável e inesquecível. Tudo valeu a pena, cada segundo, cada momento, toda a preparação”, conta ela.

Foto: divulgação

Amanda segue focada nos treinamentos e com grande expectativa para a próxima competição. Ela estará presente, pela primeira vez, na FAICI, um dos maiores rodeios do Estado de São Paulo, que reúne competidoras de todo o Brasil e que acontece entre os dias 4 a 12 de agosto, em Indaiatuba. “É um momento muito especial competir na minha cidade e no rodeio onde cresci acompanhando tudo. Estou muito ansiosa, treinando bastante, para ter uma ótima performance”.

Além de seguir competindo, se formar em medicina veterinária, ter a sua família, Amanda também tem outro objetivo. “O sonho de todo atleta de rodeio é de um dia poder estar competindo na Festa do Peão de Barretos. E se Deus quiser um dia eu chego lá”. E, para que seus sonhos sigam se realizando, ela se inspira em uma frase motivadora de Ayrton Senna: “Nunca deixe que o medo de perder seja maior do que a sua vontade de vencer”.

TRÊS TAMBORES

É a única prova feminina do rodeio. A prova teve início na década de 40, no Texas, Estados Unidos, mais precisamente em 1948, onde ocorreu a primeira prova e garantiu a participação das mulheres em rodeios. A prova conta com um sistema totalmente eletrônico. Ao ultrapassar a linha imaginária que liga um conjunto de fotocélula o cronômetro é automaticamente disparado. A competidora tem que contornar Três Tambores dispostos de forma triangular no menor tempo possível. Caso venha derrubar algum tambor, ela será penalizada em cinco segundos por tambor derrubado. Logo após a sua apresentação ela tem o seu animal vistoriado. Se tiver alguma marca proveniente de chicote/espora fora de padrão será automaticamente desclassificada.

FAICI

A FAICI, que é considerada uma das maiores festas do interior paulista e integra o calendário oficial da cidade, acontece em um amplo espaço com diversas atrações, além das empolgantes competições do rodeio e um time de artistas que animará todas as noites. A cerveja oficial da FAICI 2023 é a Império – Cerveja Puro Malte.

O Passaporte FAICI é a opção com melhor custo-benefício para curtir os seis dias da festa com ingresso Pista, ou seja, são 14 shows de artistas renomados por apenas R$ 250,00. Importante ressaltar que o Passaporte FACI só pode ser adquirido nos pontos de venda físicos e também na Loja Oficial da FAICI no Shopping Jaraguá Indaiatuba. A lista com os endereços dos pontos de venda está no site da FAICI (https://www.faici.com.br/ingressos.php).

Publicidade