Início Pindamonhangaba Centro de Iniciação Esportiva (CIE) é inaugurado em Pindamonhangaba

Centro de Iniciação Esportiva (CIE) é inaugurado em Pindamonhangaba

Foto: Saulo Fernandes/Vale News
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba inaugurou nesta sexta-feira, dia 16, o Centro de Iniciação Esportiva (CIE) no bairro do Crispim. O equipamento está em uma área de 3 mil m², e abriga um novo ginásio para ginástica artística, além de treinamento de parte das atividades de atletismo.

O evento reuniu diversas autoridades de Pindamonhangaba, como o Prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, o vice-prefeito Ricardo Piorino, o presidente da Câmara, Norbertinho, além de outros vereadores, ex-prefeitos da cidade, prefeitos de outros municípios, vários secretários municipais, a filha de João do Pulo, Thais Oliveira, o Vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, a Ministra dos Esportes, Ana Moser, e o medalhista olímpico Arthur Zanetti.

Foto: Saulo Fernandes/Vale News

Durante a inauguração, o secretário de Esportes, Everton Chinaqui, agradeceu “ao grande apoio que recebe de toda equipe do governo Dr. Isael, que não mediu esforços para a concretização desse grande sonho”. Ele explicou que “agora, as atividades de ginástica artística vão sair do CT Luiz Caloi e virão para o CIE. Vamos retirar os equipamentos do Caloi e trazer para cá, além da aquisição de materiais novos para o CIE. Com isso, todas as aulas de ginástica passarão a ser realizadas aqui – em um espaço moderno e adequado para a prática da modalidade”. Ele afirmou que “após a transferência da ginástica artística para o CIE, o local onde ela é praticada no Caloi será utilizado para modalidades de luta”.

Secretário de Esportes, Everton Chinaqui Foto: Saulo Fernandes/Vale News

Sobre o atletismo, Everton Chinaqui explicou que uma parte será realizada no CIE e uma parte no CE João do Pulo. “Algumas ações vão continuar no João do Pulo e outras no CIE. Esse desenvolvimento, essa expansão da infraestrutura, vai proporcionar melhores condições de treinamento aos atletas e de trabalho aos treinadores”.

O vice-prefeito e secretário de Governo e Serviços, Ricardo Piorino, lembrou que “o esporte de Pindamonhangaba vem se reestruturando, crescendo e revelando grandes talentos. Vamos formar muitos atletas neste centro. Temos obtido grandes avanços no esporte nos últimos anos, tanto na infraestrutura quanto nos investimentos, mais modalidades disputando competições relevantes a nível nacional, alguns atletas despontando no cenário internacional. Parabéns ao professor Everton e toda equipe pelo que fazem, ao prefeito Dr. Isael, que dá total apoio nesta causa, e a todos os envolvidos”.

Vice-prefeito e secretário de Governo e Serviços, Ricardo Piorino Foto: Saulo Fernandes/Vale News

Piorinio também agradeceu ao apoio da Câmara e da Governo Federal. “Muito importante trabalharmos juntos pelo Esporte e pela cidade”.

O prefeito Dr. Isael Domingues ressaltou a parceira com o Governo Federal e a importância de acreditar nos sonhos. “É um projeto que originalmente viria para Pindamonhangaba em 2014, mas houve diversos problemas que estavam inviabilizando o processo. Em 2017, quando assumimos a Prefeitura, reuniu a equipe e cobrei empenho de todos os envolvidos. Foram para Brasília várias vezes, conversamos, discutimos, cobramos, fizemos as alterações necessárias e o resultado está aqui. Um grande centro de esportes, para termos excelência na formação de atletas em duas modalidades que já temos grandes nomes, que temos muita tradição. Teremos tudo para irmos além”.

Prefeito Dr. Isael Domingues Foto: Saulo Fernandes/Vale News

Dr. Isael agradeceu à ministra Ana Moser e ao vice-presidente, Geraldo Alckmin, pelo apoio. “A obra tem investimento de aproximadamente R$ 4,2 milhões, viabilizado por meio de parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, pelo Ministério da Cidadania e também pelo Ministério do Esporte. “Obrigado ministra pelo apoio, por sempre nos acolher em Brasília, e um agradecimento ao nosso Geraldo Alckmin, que nos ajudou nesta conquista e em tantas outras”.

Ana Moser disse que o investimento é fundamental para consolidar as modalidades e avaliou a importância da entrega de mais uma infraestrutura de esporte, com o potencial de transformação que os centros de iniciação esportiva podem trazer para o país. “Esse complexo é um compromisso e um esforço de viabilizar a finalização de obras há muito tempo iniciadas. É um incentivo para modalidades tão bem desenvolvidas aqui, como a ginástica e atletismo, com vários atletas”.

Ana Moser Foto: Saulo Fernandes/Vale News

O vice-presidente Geraldo Alckmin, reafirmou o compromisso do Governo Federal para o esporte e para a cidadania. “Temos a nossa ministra Ana Moser que é uma entusiasta do esporte, e validou o centro esportivo, referenciando essa grande conquista. Podem contar com ela para tudo. É uma obra tão esperada e merecida para o município de ‘Pinda’. O esporte educa. Ele ensina a conviver, estudar, afasta das drogas. É o melhor companheiro dos jovens, para uma vida mais saudável.

Vice-presidente da República Geraldo Alckmin Foto: Saulo Fernandes/Vale News

Geraldo Alckmin fez referência a grandes feitos de Pindamonhangaba, com referência ao ex-campeão e recordista mundial do salto triplo João do Pulo, e elogiou a força da economia do município. “A cidade é uma das maiores exportadoras do Brasil, com volume anual de 1,9 bilhão de dólares. Tem grandes indústrias e em vários segmentos, com números significativos em exportação e produção, como Novelis, Gerdau, Tenaris, Siderúgia GC, do grupo Simec, dentre outras. Parabéns Pindamonhangaba e muito sucesso no esporte, na educação, na economia e na geração de empregos”.

Após a cerimônia oficial foi realizada uma apresentação na pista de atletismo.

Foto: Saulo Fernandes/Vale News

A obra do CIE tem investimento de aproximadamente R$ 4,2 milhões, viabilizado por meio de parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, pelo Ministério da Cidadania.

Publicidade