Início Pindamonhangaba Tenaris comemora Dia da Educação Roberto Rocca com premiação a mais de...

Tenaris comemora Dia da Educação Roberto Rocca com premiação a mais de 200 estudantes

Foto: Saulo Fernandes/Vale News
Publicidade

O evento marca a entrega de bolsas de estudos para alunos do ensino médio e técnico com excelência no estudo com a presença do Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, autoridades locais e a diretoria da empresa

Pelo segundo ano consecutivo, a Tenaris celebra o Dia da Educação Roberto Rocca, em homenagem ao cofundador da empresa, um verdadeiro entusiasta e apoiador do investimento na educação.

O evento realizado nesta sexta-feira, dia 16 de junho, no clube da ADC Confab, contou com a presença de alunos, familiares e corpo docente das escolas premiadas, o Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues, a Secretária de Educação de Pinda, Luciana Ferreira, o Presidente da Tenaris no Brasil, Renato Catallini, e diretores.

Foto: Saulo Fernandes/Vale News

Segundo Renato Catallini, o programa hoje denominado Bolsas Roberto Rocca está em sua 17ª edição e desde 2007 mais de 3.000 alunos com desempenho exemplar foram impactados diretamente em nossa região. “Entre os anos de 2021 e 2022, investimos mais de R$ 1,7 milhão em programas educacionais. Estamos presentes em Pindamonhangaba desde 1974 e temos um forte compromisso com o desenvolvimento da nossa comunidade, porque acreditamos na junção entre a indústria e a educação como motor de desenvolvimento do país”, destaca Renato. “Para mim é motivo de grande orgulho ver muitos alunos bolsistas trabalhando com a gente na Tenaris ou em outras empresas da região.”

Foto: Saulo Fernandes/Vale News

Nesta edição, estão sendo premiados 222 estudantes, sendo 200 do ensino médio das escolas estaduais, técnica e particulares de Pindamonhangaba que no ano letivo de 2022 obtiveram as melhores qualificações (média igual ou superior a 9,0, boa disciplina, e boa frequência), e 22 estudantes universitários.

O processo para o ensino médio teve a participação de 31 escolas (sendo 21 Estaduais, 1 Técnica e 9 particulares) com 539 alunos que se inscreveram de forma on-line. A média geral dos alunos premiados este ano foi de 9,6, e receberão uma bolsa de R$ 1.600,00.

Já o processo das bolsas dos estudantes universitários contou com a participação de 10 universidades com 76 alunos inscritos – são 12 renovações e 10 novos bolsistas somente neste ano. O reconhecimento para essa categoria é destinado a estudantes de graduação em Engenharia pelos seus resultados acadêmicos e compromisso com a carreira profissional.

“Quero parabenizar o presidente da empresa Renato Catallini e todos os diretores por essa importante ação de responsabilidade social com a educação”, afirmou Dr. Isael.

Prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues Foto: Saulo Fernandes/Vale News

Programas no Brasil e no Mundo

A Tenaris é reconhecida mundialmente por atuar no desenvolvimento sustentável nas comunidades nas quais está presente. Mais de 32,4 milhões de dólares em programas de educação e cultura já foram investidos, envolvendo, somente em 2022, mais de 421 mil pessoas, em 19 países.

A empresa atua em iniciativas educacionais com os programas Aula Extra Roberto Rocca, com desenvolvimento das habilidades socioemocionais e ainda o GenTécnico Roberto Rocca, voltado para alunos de ensino médio que cursam técnico e desenvolvem suas habilidades industriais.

O programa Aula Extra está no décimo ano de implementação em Pindamonhangaba e, durante esse período, impactou 774 alunos na região. Em média, de acordo com estudo do Instituto PEAR, de Harvard, 90% dos alunos saem do programa reportando uma melhora em habilidades do Século XXI – como pensamento crítico, perseverança e o interesse em seguir carreiras STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática). 

Já o programa GenTécnico impactou 71 alunos e professores no último ano, que participaram de mais de 6.500 horas de capacitação em pneumática, eletropneumática, robótica, segurança industrial e matemática. Especificamente em matemática, no mesmo período, o desempenho dos alunos melhorou, em média, 31%.

Mais números

Programa Aula Extra: 7 países participantes, 20 escolas desenvolvendo o programa no mundo, impactando diretamente 1.789 alunos. Mais de 680 alunos impactados desde 2014 no Brasil e 230 alunos impactados no Brasil em 2023.

Bolsas Roberto Rocca: 17 países participantes, mais de 100 convênios de instituições no mundo e 29 escolas envolvidas no Brasil; 3.658 bolsas entregues em 2022 em todo mundo e 222 bolsas entregues no Brasil em 2023.

GenTécnico Roberto Rocca: 8 países participantes. 12.632 alunos e professores impactados no mundo e 33 alunos realizando a prática no Brasil em 2023. Desde 2014, no Brasil, são 1.252 estágios industriais e projetos técnicos no mundo e mais de 400 alunos impactados.

Sobre Roberto Rocca

Em homenagem ao legado do fundador do Grupo Techint, Roberto Rocca, os quatro programas educacionais globais agora levam seu nome, refletindo seu profundo compromisso com o desenvolvimento e o crescimento das comunidades por meio do apoio a uma série de iniciativas dedicadas ao ensino e à capacitação técnica no mundo todo. 

Roberto Rocca (1922-2003) se graduou em Engenharia Mecânica em 1945 e concluiu seu doutorado em Metalurgia em 1950, nos Estados Unidos. Foi reconhecido não somente por sua idoneidade profissional, mas também por sua ampla cultura geral e seu humanismo. Cofundador do Grupo Techint, o qual fundou ao lado de seu pai, Agostino Rocca dedicou mais de 50 anos ao desenvolvimento da presença mundial que o grupo tem na atualidade.

Publicidade