Início Pindamonhangaba Museu de Pinda recebe exposição “Generoso” na Semana Nacional de Museus

Museu de Pinda recebe exposição “Generoso” na Semana Nacional de Museus

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

Messias Augusto Generoso, nasceu em Coruputuba. Foi sargento, professor de Português e Literatura por 30 anos na rede estadual de ensino, mas é MESTRE mesmo em ARTES. Sempre artista, e dos grandes, suas obras reúnem beleza, força, técnica, sensibilidade, corporeidade, alma, reflexão, inquietação.

Desde pequeno, Generoso tem o dom de ver no cotidiano aquilo que é extraordinário. Lapidar um bloco de mármore em sua brutalidade natural e retirar dele uma obra prima. Encontrar um tronco de árvore e dele tirar uma escultura que reflete nossa divindade. Como professor deixou seu nome registrado na lembrança dos alunos e na inspiração para os colegas. “Um professor que de modo direto, fez com que minha admiração fosse quase que imediata. Quando se descobre que por trás da grandeza de um educador ainda se esconde um artista o impacto desta admiração se multiplica, pois, a arte tem o dom de nos conquistar de formas indiscutíveis”, declara admirado Ricardo Santos – Professor Especialista em Currículo – Convivência Escolar da Rede Estadual de Ensino.

Foto: divulgação/PMP

Usando materiais como madeira, areia, papel, plásticos, palhas, a exposição “Generoso” foi pensada para compor a programação da 21ª Semana Nacional de Museus e conta com 40 esculturas. Como explica o gestor cultural do Museu Histórico, Mauro Celso Barbosa, “para essa exposição a curadoria primou por dois caminhos: Sustentabilidade / Meio Ambiente: esse foco foi pensado para integrar a 23ª Semana Nacional de Museus que abordou a mesma temática, e Identidade Negra: com foco nas discussões que cercam o mês de maio”.

Para Ricardo Santos “ter uma exposição no nosso Museu Pedagógico, de um artista de nossa cidade, do Distrito de Moreira César, simboliza o máximo respeito a generosidade do artista em partilhar sua arte com seu povo”.

A exposição “Generoso” segue até o dia 30 de junho. O Museu fica aberto das 9h às 17h de terça a domingo.

Publicidade