Início São José dos Campos Teste do Pezinho atinge média de 500 bebês por mês no HM...

Teste do Pezinho atinge média de 500 bebês por mês no HM em São José dos Campos

Foto: PMSJC
Publicidade

Obter a detecção precoce de doenças logo após o nascimento faz toda a diferença na saúde e desenvolvimento de uma criança. A garantia para isso é o Teste do Pezinho.

Em São José dos Campos, todos os bebês que nascem no Hospital Municipal são submetidos ao Teste do Pezinho. A maternidade do HM é a maior da região e a que mais faz esse tipo de teste. A média é de 500 crianças por mês.

Os testes atuais com cobertura pelo SUS conseguem detectar 7 tipos de doenças em recém-nascidos. A coleta de sangue do pé do bebê é feita 48 horas depois da primeira mamada.

Dessa forma, o procedimento garante a identificação de possíveis doenças graves, como toxoplasmose e hipotiroidismo, por exemplo, permitindo o início rápido do tratamento para minimizar efeitos que podem atrasar o desenvolvimento físico e intelectual na criança.

Nesta terça-feira (6), é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, que é feito há 30 anos no Brasil.

“É muito importante que os bebês façam o teste para que possam ser tratadas doenças graves que podem evoluir para neuropatias que vão prejudicar a criança”, afirmou a enfermeira Fernanda Cruz, responsável pela Unidade Neonatal do HM e pelo Teste do Pezinho.

No Hospital Municipal, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), o Teste do Pezinho é duplamente checado para garantir que não haverá erro.

São 6 amostras tiradas do sangue do pé do bebê, colocadas em um formulário próprio, secadas e enviadas para São Paulo ao Instituto Jô Clemente, laboratório encarregado da análise no Estado.

O resultado demora 30 dias para ficar pronto, período em que o bebê faz sua consulta em uma unidade de saúde quando o médico pode acessar o sistema SUS para ver o resultado. A mãe também pode acessar o laudo por meio de QR Code no tíquete de comprovação do teste.

“Mães que têm filhos em casa ou fora de um hospital, devem procurar uma unidade de saúde com o bebê 48 horas após a primeira mamada e até 5 dias no máximo, para que o teste seja feito”, disse Fernanda.

Publicidade