Início Pindamonhangaba Prefeitura de Pinda investe em novos equipamentos para melhor assistência às gestantes...

Prefeitura de Pinda investe em novos equipamentos para melhor assistência às gestantes da Santa Casa

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

Santa Casa realiza em média 150 partos por mês e a humanização no atendimento vem sendo a grande meta da parceria com a Prefeitura do município

As ações de melhoria no Pronto Atendimento Saúde Gestante (PSAG) e Maternidade da Santa Casa de Pindamonhangaba prosseguem com o objetivo de melhorar o atendimento para as gestantes do município e da região que são atendidas.

Na última semana, o prefeito Dr. Isael Domingues e a Secretária de Saúde Ana Cláudia Macedo, estiveram no local conferindo a chegada de diversos equipamentos. Através de recursos do Governo Estadual, o município adquiriu para o Pronto Atendimento Gestante amnioscópio com três pontas, oxímetro de pulso, berço aquecido, foco refletor ambulatorial, foco cirúrgico pedestal e móveis como cama pré, parto e pós parto, mesas de cabeceira, poltronas para pacientes e mesa auxiliar.

Foto: divulgação/PMP

“Desde o ano passado, em virtude de algumas reclamações surgidas, estamos atuando em sintonia com a Santa Casa para zerar essas demandas e proporcionar qualidade no atendimento, com ações humanizadas. A aquisição desses equipamentos é mais uma etapa desse processo de melhoria”, afirmou Ana Cláudia.

O provedor da Santa Casa Décio Prates da Fonseca, acompanhado dos diretores da entidade, Luciano Nascimento e Fábio Lemes, parabenizou a Prefeitura pelo investimento realizado. “Estamos inovando cada vez mais. Recentemente o maior ganho foi dar mais agilidade ao atendimento das gestantes com a contratação de mais uma profissional médica, Dra. Camila de Moraes Lopes. Adquirimos um novo ultrassom, modificamos junto com a Secretaria de Saúde o fluxo de atendimento, dentre outras iniciativas.”, ressaltou Décio.

Foto: divulgação/PMP

“Nosso trabalho vem sendo focado na melhor assistência na hora da gestante ganhar seu bebe e na importância do parto normal. Os equipamentos de monitoramento pré-parto vão ajudar a conduzir o melhor momento do parto, trazendo bem estar para a mamãe e pro bebê”, ressaltou a médica Dra. Camila.

De janeiro a abril deste ano, a Santa Casa realizou 601 partos. Além de Pindamonhangaba, gestantes de Taubaté, Tremembé, Campos do Jordão, Roseira, São Bento do Sapucaí, São Luís do Paraitinga e Cruzeiro tiveram seus bebês na maternidade local.

Para o prefeito Dr. Isael essa iniciativa é uma prioridade da sua gestão. “Nossa maternidade é pactuada com o Estado e é uma referência para a nossa região. Antes a gestante tinha que ir para o Pronto Socorro, entrava junto com acidentados, infartados e outros pacientes. Agora temos uma porta de entrada para um atendimento diferenciado”, afirmou Dr. Isael.

Foto: divulgação/PMP

Atualmente, a Santa Casa atende com 36 leitos para gestantes, sendo 10 quartos com três leitos, um quarto pré-parto com cinco leitos e outro com um leito de isolamento.

De olho na humanização, a Santa Casa implantou também o atendimento psicológico para gestante, com a contratação de uma profissional que dá apoio às gestantes, puérperas e familiares, para além do acolhimento dar suporte às demais necessidades psicológicas.

Publicidade