Início Pindamonhangaba Em Pinda, combate à Dengue prioriza região do Terra dos Ipês I...

Em Pinda, combate à Dengue prioriza região do Terra dos Ipês I em Moreira César

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

Os trabalhos da Vigilância Epidemiológica de combate à proliferação do mosquito da dengue estão acontecendo essa semana na região do bairro Terra dos Ipês I, no Distrito de Moreira César. A Secretaria de Saúde vem focando as ações em bairros que apresentam o maior número de registros.

As equipes iniciaram o trabalho no último sábado (2) e seguirão com as ações até a próxima quarta-feira (7). A principal iniciativa é o bloqueio e retirada de criadouros de dentro do imóvel, bem como a realização da nebulização com aplicação de inseticida nos imóveis.

“Atualmente, com a queda da temperatura e diminuição da estação chuvosa, o número de registro de dengue vem diminuindo, mas nossa equipe continuará focada nesse trabalho”, afirmou o Chefe de Divisão de Zoonose, Ricardo Costa Manso.

Segundo ele, a participação da comunidade é fundamental para que o resultado seja alcançado. “Pedimos que todos possam abrir a porta de sua casa para que esse trabalho aconteça. Outra ação importante que os proprietários das residências podem colaborar é com a retirada de material sem uso, principalmente os que possam acumular água.

Temos PEVs espalhados em todas as cidades e o correto é fazer o descarte correto nessas unidades”, ressaltou Ricardo.
Somente neste ano, nos cinco primeiros meses do ano, o número de registro de dengue chegou a 985 casos, bem acima dos 307 casos registrados no mesmo período de 2022.

Foto: divulgação/PMP

Gestão integrada
Além do trabalho realizado pela Secretaria de Saúde, outras áreas da Prefeitura de Pindamonhangaba também estão envolvidas e unidas para ações de combate à dengue.

Aproveitando o foco do trabalho no bairro Terra dos Ipês I, a Secretaria de Educação vem abrindo as portas de suas unidades escolares para a realização de palestras e ações de conscientização junto aos alunos, como o trabalho realizado nesta segunda-feira (5) na CMEI do próprio bairro Marli Lemes.

Foto: divulgação/PMP

“É um trabalho muito bacana de conscientização nas escolas e estamos levando essa apresentação para outras unidades de ensino, tanto pública quanto particular, qualquer responsável pela escola pode fazer contato conosco que iremos agendar dentro das nossas condições de atendimento”, afirmou Ricardo.

A respeito da limpeza em imóveis particulares, o Setor de Fiscalização de Posturas da Secretaria de Administração vem notificando os proprietários para procederem a limpeza e eliminar o risco do aumento do número da doença. De janeiro a maio deste ano, a Ouvidoria da Prefeitura recebeu 544 reclamações e denúncias referente a imóveis com mato alto, entulho e material sem uso.

A Secretaria de Governo e Serviços Públicos, em casos mais críticos, vem sendo acionada para realizar a limpeza desses espaços com posterior emissão de cobrança dos serviços realizados.

Publicidade