Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba apresenta Plano de Desenvolvimento Local

Pindamonhangaba apresenta Plano de Desenvolvimento Local

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae, Acip e Sincomércio, realizou a apresentação do Plano de Desenvolvimento Local na quinta-feira (1° de junho), no auditório municipal.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Roderley Miotto, explicou que a ação faz parte Programa MaisPinda, que tem o objetivo é melhorar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) municipal fazendo com que Pindamonhangaba se desenvolva de forma justa, sustentável e viável econômica e sócio ambientalmente, destacando-se em qualidade de vida e em crescimento econômico.” Assim, Pindamonhangaba vem fortalecendo sua rede empreendedora e a geração de riqueza também por meio dos pequenos negócios. Essa ação é fundamental para os três setores, primário, secundário e terciário. Mas gostaria de destacar o terciário, que hoje representa mundialmente 62% do PIB e no Brasil 50%. Assim, temos números que nos direcionam para onde investir mais, qualificar, capacitar, especialmente incentivando o empreendedorismo, para que as pessoas possam gerir seus negócios e administrar corretamente. É o setor que mais gera emprego e renda, por isso merece uma atenção especial. E vamos trabalhar para incentivar todos os setores, mas com olhar especial para o terciário”.

Foto: divulgação/PMP

Roderley Miotto informou que a iniciativa visa ainda “elevar a competitividade de micro e pequenas empresas e empreendedores, o faturamento, reduzir custos nos pequenos negócios, além de contribuir para a geração de emprego e renda e aumentar a inclusão produtiva”. Para isso, “as ações de trabalho envolvem foco em liderança pública empreendedora, melhor emprego e negócio, incentivo e fortalecimento ao comércio local, aos micro e pequenos empresários e MEIs, bem como indústria e turismo”.

A gerente do escritório regional do Sebrae de Guaratinguetá, Ariane Teixeira Lima Canellas, explicou que a iniciativa começou em 2021, quando Pindamonhangaba passou a ser signatária da parceria para a implantação da metodologia do Programa de Desenvolvimento local. “Temos acompanhado os números de Pindamonhangaba, que são destaque na mídia regional, estadual e também nacional, além de toda a parte de tecnologia e inovação da cidade, referenciada como uma Cidade Inteligente, e observamos isso também na promoção do desenvolvimento econômico e social. Ficamos gratos em fazer parte disso e poder atuar para que essa metodologia de desenvolvimento local em seus 10 pilares para promover a diferença na vida das pessoas”.

Foto: divulgação/PMP

O vereador Julinho Car garantiu que a Câmara de Vereadores será parceria de qualquer iniciativa que vise o desenvolvimento e a geração de renda e oportunidades de emprego para a população.

O presidente da Acip (Associação Comercial e Industrial), Mauro Almeida, disse que “a instituição vai continuar apoiando o desenvolvimento humano da cidade e que o programa é uma oportunidade para outros setores da Administração Pública e de toda a sociedade de desenvolverem pelo bem comum”.

O prefeito, Dr. Isael Domingues lembrou que “Pindamonhangaba tem pujança com relação à industrialização, mas não se esquece da nossa raiz de caipira, de gente que gosta do agro, a gente que gosta não só do agro, mas também da coisas muito mais singelas. Temos que valorizar todos esses nichos termos uma cidade em equilíbrio”.

Dr. Isael afirmou que “a cidade está crescendo, está se desenvolvendo, com boa rede de infraestrutura, com títulos e é referência nacional e até internacional, e temos ainda nosso orçamento, que vem sentindo esse reflexo, está robusto e próximo de uma marca histórica de R$ 1 bilhão. Tudo isso é resultado da ação de todos vocês. A cidade é de todos nós.

Precisamos trabalhar para fazer o melhor para Pindamonhangaba e eu acredito no programa MaisPinda e no Programa de Desenvolvimento Local como ferramentas de transformação e de inclusão. Parabéns a todos”, concluiu.

Publicidade