Início Pindamonhangaba Pinda: mais seguro e bonito, viaduto da região central entra em fase...

Pinda: mais seguro e bonito, viaduto da região central entra em fase final de obras de revitalização

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba está finalizando as obras de revitalização do viaduto central João Kozlowski, da Av. Jorge Tibiriçá. Com o trabalho iniciado em agosto do ano passado, o viaduto ganhou reforço do guarda-corpo, atendendo as normas técnicas da ABNT NBR 14718.

O trabalho foi realizado pela empresa Multivale Construtora em toda a extensão de 540 metros do viaduto que recebeu o guarda-corpo com chapa perfurada em aço galvanizado e corrimão duplo, além da pintura e a iluminação em LED que dará um visual ainda mais belo. O investimento total foi de R$ 1 milhão e o acompanhamento da obra foi realizado pela Secretaria de Obras e Planejamento.

Foto: divulgação/PMP

A obra contou também com a participação da Secretaria de Governo e Serviços Públicos que realizou a pintura da estrutura inferior de concreto do equipamento, bem como reformou e pintou o piso do passeio público lateral.
A Secretaria de Segurança também participou com a realização nesta semana da pintura da sinalização de trânsito do espaço.

“Trata-se de um projeto moderno e inovador, seguindo a tendência de todas as demais ações que temos realizado na cidade. As placas metálicas perfuradas foram adotadas devido a análise estrutural, aliando funcionalidade, segurança e estética. Os balizadores proporcionarão a sinalização para os veículos e corrimãos atendendo a NBR 9050. O toque final é a iluminação em LED contornando o corrimão, oferecendo um diferencial e destaque à visão noturna do novo guarda-corpo”, explicou a secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco.

História – Até meados da década de 70, a cidade não possuía viaduto sobre a passagem da linha férrea e sua construção começou a ser discutida durante os governos militares da época. Durante o primeiro mandato do ex-prefeito João Bosco Nogueira (1973-1976), Pindamonhangaba travou uma guerra jurídica para alteração no projeto de construção, pois originalmente a largura do viaduto seria menor. A obra chegou a ser paralisada e foi finalizada em 1978, quando foi inaugurada já na gestão do ex-prefeito Geraldo Alckmin.

“É a primeira vez que o viaduto recebe uma intervenção em mais de 40 anos de existência, valorizando nosso centro histórico, que também recebeu investimento nas proximidades como a nova Praça 7 de Setembro e a restauração de antigos imóveis da Rede Ferroviária, como o Armazém e a Casa do Engenheiro que agora tornou-se a Estação Arte Encanto”, afirmou o prefeito Dr. Isael.

Publicidade