Início Pindamonhangaba Radares são padronizados em 50km/h a partir do dia 8 de fevereiro...

Radares são padronizados em 50km/h a partir do dia 8 de fevereiro em Pindamonhangaba

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

Após a solicitação de alteração de estudos técnicos encaminhada pelo prefeito Dr. Isael Domingues, o Departamento de Trânsito da Prefeitura de Pindamonhangaba anunciou que a partir desta quarta-feira, dia 8 de fevereiro, todos os radares de velocidade do município serão padronizados em 50km/h.

A única exceção será o radar instalado no Anel Viário, em frente ao Tenda Atacadista, em virtude do mesmo apresentar ponto de cruzamento de veículos, necessitando assim de velocidade menor para não impactar a retaguarda de veículos que aguardam o tráfego na “caixa de espera” (garagem).

Foto: divulgação/PMP

A medida faz parte do pacote de alterações anunciado pela Prefeitura nesta semana e visa adequar as normas técnicas ao sistema viário do município.

Além dessa medida, a Prefeitura irá instalar 9 novos pontos com semáforos em cruzamentos identificados como locais de incidência de acidentes, visando reduzir ainda mais o número de acidentes de trânsito no município.

Outra medida anunciada será a implantação de mais 20 novos contadores digitais visando informar ao motorista a temporização de semáforos, em pontos que ainda não contam com essa melhoria. Na última semana, o semáforo do Tenda recebeu essa novidade, para que o motorista possa calcular a sua velocidade e passar pelo ponto sem avançar no sinal vermelho e sem ser autuado por excesso de velocidade, não ultrapassando 40km/h.

Preservar vidas e reduzir acidentes
Em apenas cinco meses de implantação, a modernização da fiscalização eletrônica trouxe a redução do número de vítimas fatais no trânsito de Pindamonhangaba. Considerando somente as vias municipais, a queda no número de mortes foi de 40%. Em 2021, foram 12 óbitos em vias municipais e no ano passado o número foi reduzido para sete vítimas fatais. O Anel Viário do município que em 2021 registrou dois óbitos, recebendo a maior quantidade de radares, não registrou nenhuma morte no trânsito no ano passado.

Para o prefeito Dr. Isael Domingues é necessário que os motoristas prestem atenção e desenvolvam velocidade compatível com a via. “Com prudência e respeito às leis, ninguém será autuado. Fizemos uma campanha de conscientização durante 60 dias, de junho a agosto, nosso sistema é aferido pelo INMETRO, portanto não podemos falar em fábrica de multas, e sim em fábrica para preservar a vida, diminuir acidentes e reduzir os números de feridos em nossas unidades de saúde”.

Publicidade