Início Variedades Desenvolve SP financia projeto de geração de energia solar em cava de...

Desenvolve SP financia projeto de geração de energia solar em cava de mineração de areia exaurida

Foto: Assessoria de Imprensa/divulgação
Publicidade

A implantação de usina solar flutuante nessas condições é inédita no Brasil e na América do Sul

O Desenvolve SP tem uma atuação alinhada às agendas globais de desenvolvimento, especialmente com as diretrizes do Acordo de Paris e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Com essa mentalidade e vocação, a agência de fomento do Estado de São Paulo aprovou um desembolso para a empresa AB Sol Energias Renováveis, pertencente ao Grupo AB Areias, com sede no município de Roseira, para a construção de uma usina de energia solar. A iniciativa é inédita no Brasil e na América do Sul.

O projeto inovador e pioneiro consiste na implantação de uma usina de geração de energia fotovoltaica flutuante usando a superfície do lago oriundo de uma cava de mineração de areia já exaurida, em Roseira, no Vale do Paraíba. O crédito foi solicitado via Linha Economia Verde, que financia projetos que promovam a redução de emissões de gases de efeito estufa, a geração de energias renováveis e a eficiência energética.

O projeto inovador e pioneiro consiste na implantação de uma usina de geração de energia fotovoltaica flutuante usando a superfície do lago oriundo de uma cava de mineração de areia já exaurida, no município de Roseira, no Vale do Paraíba. O crédito foi solicitado via Linha Economia Verde, que financia projetos que promovam a redução de emissões de gases de efeito estufa, a geração de energias renováveis e a eficiência energética.

“Dentre os ODS, um deles visa assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos”, afirma a presidente do Desenvolve SP, Gabriela Chiste. “Temos orgulho de apoiar uma empresa que compartilha de uma preocupação nossa, a de nos tornarmos cada vez menos dependentes de combustíveis poluentes”, acrescenta, destacando ainda o aspecto de inovação do projeto. “Isso é algo que está no DNA do Desenvolve SP”, completa.

O investimento total no projeto, previsto pela empresa e pelo Desenvolve SP, é de R$ 5,3 milhões, e a geração média esperada após a instalação completa da usina será entre 100 mil kW/h e 120 mil kW/h, variação que existe dependendo da diferença e incidência solar nas épocas do ano. A sócia e diretora de Meio Ambiente e Novos Negócios do Grupo AB Areias, Sandra Maia de Oliveira, confirma que essa será a primeira usina do Brasil e da América do Sul para produção de energia por meio de usina fotovoltaica flutuante em cava exaurida de mineração.

“Este projeto pioneiro servirá como portfólio para ser apresentado ao mercado consumidor de energia da Região do Vale do Paraíba e de todo o Estado de São Paulo, tanto para o setor industrial como comercial”, afirma a executiva. “Para as empresas que tenham interesse em alternativas para a autoprodução de energia solar, mostraremos que as áreas das cavas exauridas das minerações são ótimas opções para a implantação de projetos de geração fotovoltaica flutuante, com inúmeras vantagens sobre os projetos de geração em terra”, acrescenta.

A estrutura terá 142 metros de comprimento por 52 metros de largura, correspondendo a uma área total de 7.384 m². Serão instalados 1.853 módulos PV de 540W (as placas), com previsão de conclusão das obras de implantação para março de 2023. Sandra ainda explica que a reutilização de cavas de mineração para outros fins já é um procedimento normal para o Grupo AB Areias.

“Temos uma política de sustentabilidade e de geração de valor em nossos negócios, e assim desenvolvemos uma série de atividades de usos futuros nas áreas já exauridas pelas minerações, como criação de peixes em tanques-rede e aterros de resíduos inertes da construção. E foi com este mesmo espírito de inovação e sustentabilidade que buscamos parceiros para o desenvolvimento deste projeto de geração de energia solar”, afirma.

Publicidade