Início Esporte As primeiras árbitras da história das Copas do Mundo

As primeiras árbitras da história das Copas do Mundo

Foto: Reprodução/Twitter
Publicidade

A Copa do Mundo do Catar será histórica para mulheres. Pela primeira vez, um Mundial da Fifa contará com árbitras. Dos 129 profissionais selecionados pela Fifa para trabalhar na arbitragem, seis são mulheres. Portanto, é a primeira vez que uma Copa masculina apresenta mulheres na equipe de arbitragem.

O Chefe de Arbitragem na FIFA declarou que elas não foram convidadas para atuar no Mundial em função do gênero. “Quando elas chegaram aqui, nós dissemos para elas: Vocês não estão aqui porque são mulheres, estão aqui porque são árbitras. E elas estão prontas para trabalhar em qualquer jogo. Serão avaliadas de acordo com sua performance nos treinos e por critérios técnicos”, disse Pierluigi Colina.

O grupo é formado por Salima Rhadia Mukansanga (Ruanda), Neuza Inês Back (Brasil), Karen Diaz Medina (México), Yoshimi Yamashita (Japão), Stephanie Frappart (França) e Kathryn Nesbitt (Estados Unidos).

“É um momento em que a gente fala tanto de machismo e de preconceito, e a gente tem esse exemplo positivo da Fifa estar levando mulheres pra Copa do Mundo, incluindo mulheres no meio desse esporte que o pessoal adora tanto e é tão apaixonado que é o futebol”, diz Neuza Back.

Além desse marco histórico para as mulheres, a Copa também conta com avanços tecnológicos para acertar as tomadas de decisões. De acordo com a Fifa, o VAR precisa de cerca de 70 segundos para acabar com as dúvidas de impedimento.

No entanto, o sistema semiautomático de detecção de impedimento ajuda a diminuir consideravelmente esse tempo. Em questão de segundos, esse sistema descobre o momento exato de lançamento e aponta a posição dos atletas no gramado. 

Sem dúvida, essas melhorias no sistema de arbitragem tendem a aprimorar a experiência do torcedor, especialmente, no evento mais aguardado do planeta. E, que tal aproveitar esse embalo e acompanhar a Copa do Mundo de uma forma muito mais interativa e envolvente a partir do site da Bolla? A Bolla é uma empresa do setor de apostas esportivas que está se consolidando no mercado nacional com uma experiência muito mais imersiva e inovadora do que suas concorrentes. Faça o seu registro agora mesmo na plataforma, descubra todos os benefícios oferecidos e comece a jogar!

Publicidade