Início Pindamonhangaba Cerimônia de Hasteamento das Bandeiras comemora Bicentenário da Independência do Brasil em...

Cerimônia de Hasteamento das Bandeiras comemora Bicentenário da Independência do Brasil em Pindamonhangaba

Foto: PMP/divulgação
Publicidade

Como parte das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, Pindamonhangaba realizou, no dia 7 de Setembro, o hasteamento das bandeiras, no obelisco da Praça Monsenhor Marcondes. O desfile cívico-militar foi realizado no dia 3 de setembro, com a participação de cerca de 40 instituições civis e militares.

Além do Bicentenário da Independência, o evento do dia 7 comemorou ainda o centenário do Obelisco da Praça Monsenhor Marcondes, construído em homenagem aos pindamonhangabenses que formaram a Guarda de Honra de Dom Pedro por ocasião do Grito do Ipiranga. O obelisco foi tombado pelo Decreto nº 6243, de 05 de setembro de 2022, por seu valor arquitetônico, histórico e cultural como bem cultural de natureza material.

Foto: PMP/divulgação

O hasteamento das bandeiras foi realizado pelo comandante do 2º Batalhão de Engenharia de Combate “Batalhão Borba Gato”, Coronel Henrique Vidal Lopez Pedrosa (pavilhão nacional); presidente da Câmara de Vereadores, José Carlos Gomes “Cal” (pavilhão estadual); e prefeito Dr. Isael Domingues (pavilhão municipal).

A centenária Corporação Musical Euterpe apresentou o Hino Nacional e o Hino da Independência. Durante o hino, os soldados Maciel e Erian, do Batalhão Borba Gato, levaram duas coroas de flores do Obelisco, marcando a homenagem ao Bicentenário.

Foto: PMP/divulgação

O acadêmico da Academia Pindamonhangabense de Letras, José Luiz Gândara Martins, que ocupa a cadeira 13 – Titular, tendo como patrono seu avô Athayde Marcondes, fez um discurso explicando um pouco da história o Obelisco.

Ao final o Grupamento de Escoteiros Itapeva, por meio de seu diretor Clóvis San Martin, usou o espaço para a realização de uma cerimônia com a participação do prefeito Dr. Isael Domingues, e finalizou o evento com seu tradicional grito de guerra.

Discurso de José Luiz Gândara Martins durante evento no dia 7 de Setembro
Exmo. Sr. Prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues
Exmo. Sr. Vereador José Carlos Gomes – Cal, Presidente da Câmara de Vereadores
Demais Autoridades
Senhoras e Senhores

Ao lado do OBELISCO, “um monumento local, mas de significância nacional”, estamos celebrando hoje o Bicentenário da Independência do Brasil na qual Pindamonhangaba teve fundamental e significativa participação.

O então Príncipe Regente e sua comitiva, por aqui passou nos dias 21 e 22 de agosto de 1822 a caminho de São Paulo onde iria apaziguar as forças políticas contrárias à sua Regência.

Honrando suas tradições, Pindamonhangaba disse Sim ao Príncipe e vários de seus filhos apresentaram-se para compor a sua Guarda de Honra e o acompanharam na missão que culminou nas colinas do Ipiranga com o “Grito da Independência”! O ilustre Pindamonhangabense Coronel Manuel Marcondes de Oliveira e Mello, foi Subcomandante da Guarda.

Passados 100 anos do evento político, ATHAYDE MARCONDES, nosso Historiador Maior, cujo busto se encontra nesta praça, registra que, “em 1918 sugeriu-nos a ideia de erguer-se um monumento comemorativo do Centenário da Independência, que emancipou a nossa Pátria, e de que fizeram parte tantos pindenses ilustres, não poderia de modo algum ficar esquecido”. E assim aconteceu em 1922, com o enorme apoio da Câmara e da sociedade civil, foi inaugurado este monumento que “perpetuará a cooperação que tiveram os filhos de Pindamonhangaba da Guarda de Honra no grande feito da Independência. Foi um dia inteiro de festas!

Peço a todos que voltem seus olhares para o Obelisco…. o monumento tem 5 m de altura, estilo clássico, linhas singelas, porém majestosas. No centro, à frente, destaca-se uma águia bronzeada, sustendo no bico uma coroa de louros, símbolo da Glória e da Liberdade, em atitude de desprender seu voo de cima do brasão da cidade (que por ele Athayde foi idealizado e desenhado com o auxílio do ilustre Dr. João Pedro Cardoso). Na frente vê se o grande brasão com tarjas, festões de louros e palmas cortadas na pedra. No centro desse brasão estão gravados os seguintes dizeres: À Pátria e aos Oficiais Pindamonhangabenses da Guarda de Honra do Príncipe D. Pedro, Homenagem do Povo”. No topo destaca-se uma grande estrela luminosa!

Assim sendo há que se render preitos eternos à memória de todos os Pindamonhangabenses que tiveram participação ativa na Guarda de Honra do então Príncipe e que estão enterrados na Igreja de São José da Vila Real de Pindamonhangaba, palco também da magna recepção e mais uma vez acolhida, agora aos restos mortais do então Imperador D. Pedro I do Brasil e D. Pedro IV de Portugal na ocasião do Sesquicentenário da Independência em 1972.

Reverenciemos, pois, a memória de todos eles!

Reverenciemos a robusta história desta cidade Princesa e de seu povo, cujos filhos enobreceram a história deste País!
Mas, também se faz necessário ressaltarmos o ato que aboliu a execrável escravatura em 25 de fevereiro de 1888, tornando livres 3.705 afrodescendentes, antecipando-se à Lei Aurea! Nosso mais profundo respeito a todos eles e à sua memória!

Em compasso de finalização, peço vênia a todos para fazer um preito especial à Pindamonhangaba, relembrando o poema breve de Athayde Marcondes:
“Salve! Cidade legendária ilesa

  • Se hoje a moderna geração despreza
    Teu passado de glórias e de soes

Minh ‘alma ajoelha comovida e em pranto
Beija teu seio generoso e santo
Onde pulsaram corações de heróis”!

Viva a Independência!!!
Viva Pindamonhangaba !!!

Publicidade