Início Pindamonhangaba Rápida intervenção do prefeito junto ao Estado garante permanência do plantão e...

Rápida intervenção do prefeito junto ao Estado garante permanência do plantão e reestruturação da Polícia Civil de Pinda

1º Distrito Policial de Pindamonhangaba (Foto: Vale News)
Publicidade

O prefeito Dr. Isael Domingues esteve no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, conversando com o governador Rodrigo Garcia, obtendo rápida intervenção para melhorias da segurança pública de Pindamonhangaba.

A notícia importante recebida pelo município foi que o 1º Distrito Policial não fechará as portas durante os plantões noturnos e aos finais de semana, permanecendo aberto 24 horas para atendimento público, exceto ocorrências de prisão em flagrante delito que serão registradas na Delegacia Seccional. O Estado também informou a colocação de um estudo para reestruturação da Polícia Civil no município.

As conversas entre o município e o Estado tiveram início no último dia 1º de setembro, quando o prefeito esteve em São José dos Campos conversando com o governador sobre o prejuízo que a cidade teria caso o plantão da Polícia Civil fechasse as portas para os plantões.

Foto: PMP/divulgação

“Manifestamos ao governador nossa insatisfação com essa situação, face o Vale do Paraíba, e Pindamonhangaba não é diferente, aumentar o número de homicídios em virtude de guerra entre facções do tráfico de entorpecentes. Apresentamos o trabalho que estamos fazendo, em parceria com a PM, com nossa GCM armada nas ruas, cidade monitorada com 1.400 câmeras, o que ajudou a reduzir o número de furtos e roubos. Porém o trabalho investigativo da nossa Civil não poderia ser prejudicado”, ressaltou o prefeito.

Segundo o prefeito, com esse contato inicial, o governador imediatamente fez a interlocução com o Delegado Geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Dr. Osvaldo Nico Gonçalves, que determinou uma força-tarefa ao Diretor do Deinter um plano de estruturação da Polícia Civil no município.

Dando sequência às tratativas, na última quinta-feira (2) o prefeito Dr. Isael Domingues, acompanhado dos vereadores Cal e Gilson Nagrin, recebeu em seu gabinete a Delegada Seccional de Taubaté, Dra. Ana Lúcia de Souza e o Delegado de Polícia Diretor do Deinter 1, Dr Jair Barbosa Ortiz, que trouxeram informações sobre o trabalho da Civil no município.

Foto: PMP/divulgação

“Durante muitos anos o 1º DP de Pinda não obteve articulação e apoio da prefeitura junto ao Governo do Estado. Chegamos ao ponto até de perder o IML que atendia nossa cidade. A Civil realiza o trabalho investigativo e necessita deste suporte. Tivemos a oportunidade de conversar e transmitir as dificuldades geradas pela falta de efetivo e recursos administrativos”, afirmou Dr. Isael

O prefeito confirmou na tarde de ontem a informação de que o município receberá um novo delegado. “Queremos de antemão dar as boas vindas ao Dr. Rubens Garcia Neto, novo delegado que já conhece e trabalhou na cidade e tenho certeza de que vai liderar com maestria o trabalho junto a toda equipe da Civil, ao mesmo tempo em que somos gratos ao trabalho desenvolvido pela Dra. Renata Costillas”, afirmou Dr. Isael.

O prefeito agradeceu o empenho de todos em resolver o problema e principalmente a participação da população. “Nosso trabalho sempre foi em prol de resolver o problema. Não interessa se é responsabilidade do Estado ou do município. Se prejudicar a população nós vamos pra cima pra resolver. A população participou através da imprensa e rede social colocando o problema. A Câmara esteve com a gente, através do Cal e do Gilson, e agradeço ao Governador, Dr. Nico, Dr. Jair e Drª Ana pelo apoio”.

Publicidade