Início Variedades O que considerar ao comprar um apartamento?

O que considerar ao comprar um apartamento?

(crédito: divulgação)
Publicidade

Conheça os principais pontos a serem avaliados para garantir uma boa compra

O sonho de comprar um apartamento faz parte da vida da maioria dos brasileiros, mas o que deve ser considerado para realizar esse negócio? Diversos motivos levam as pessoas a adquirirem um imóvel, mas independente do objetivo final, é fundamental estar atento a certos detalhes que irão garantir uma boa compra, veja:

1 – Localização

Sem dúvidas, a localização é o item mais relevante na hora de adquirir um imóvel. Afinal, um local considerado privilegiado proporciona valorização do imóvel para quem deseja investir e conforto para quem busca um local de moradia.

Portanto, de acordo com as suas necessidades, verifique a praticidade que a região lhe oferece, assim como os seus acessos, o comércio e as conveniências que ela irá te proporcionar. Atente-se, também, à segurança do local, por isso busque informações a este respeito, converse com a vizinhança.

2 – Valor do imóvel e valorização

Ao comprar um imóvel, vale considerar que o mesmo está sujeito a valorização e isso pode ocorrer de acordo com o andamento das obras (se for um apartamento na planta) ou conforme o progresso do bairro. De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), o preço do imóvel pode subir entre 20% e 50% até ficar pronto.

3 – Documentação

É importante, ainda, analisar toda a documentação do imóvel antes de efetuar a compra. Verifique se há ônus ou ações sobre o imóvel e considere todas as negativas, como IPTU, taxa de lixo, condomínio, quitação de compra e outras. É necessário, ainda, verificar se esse imóvel tem matrícula junto ao Registro de Imóveis, escriturada em Cartório (Tabelionato).

4 – Área do imóvel

Avalie as características do imóvel, ou seja, a distribuição da planta, a quantidade, o tamanho e as dimensões de cada cômodo, se for um apartamento verificar o andar, se a vista é permanente, se tem churrasqueira, o tipo da vaga e o andar da garagem, o número de opções de lazer do condomínio entre outros diversos pontos que podem impactar no sucesso do negócio. Inclusive, você pode fazer um cálculo do custo do metro quadrado baseado nos imóveis da região. Isso com certeza irá ajudar na negociação do preço com o vendedor do imóvel.

Vale, ainda, destacar que ter uma consultoria profissional pode ajudar na hora da escolha. Na região Sul do Brasil, uma das mais valorizadas do país, as imobiliárias de Itajaí, Balneário e demais municípios, favorecem a informação e decisão de compra.

Publicidade