Início Variedades Hélio Laniado fala sobre como aprender e começar a investir em 2023!

Hélio Laniado fala sobre como aprender e começar a investir em 2023!

Crédito: Pixabay
Publicidade

Se você quer saber como começar a investir em 2023, então este conteúdo é para você! Muitas pessoas querem começar a investir e têm várias dúvidas sobre o processo e como ele funciona. Se você é um deles, saiba que investir não é tão difícil quanto você imaginava.

Para criar um guia detalhado sobre este importante tópico e responder a todas as suas perguntas, conversamos com um especialista em finanças e investimentos, Hélio Laniado que nos ajudará a entender as melhores práticas para quem quer começar investir em 2023.

Continue lendo este artigo para aprender coisas úteis sobre os melhores investimentos em 2023.

Qual o primeiro passo para começar a investir, segundo Hélio Laniado?

Não é complicado investir no mercado financeiro e também não exige que você tenha uma grande quantidade de dinheiro no início. 

O grande segredo é fazer seu dinheiro trabalhar para você e com isso conseguir todos os seus objetivos

Hélio Laniado frisa que é importante considerar algumas estratégias no começo para fazer com que você se sinta mais seguro. É necessário conhecer algumas estratégias básicas para começar a investir e aqui estão algumas coisas boas para saber antes de começar a investir em 2023:

1- Estabeleça metas e objetivos

 De acordo com Helio Renato Laniado, o primeiro passo para ajudá-lo a planejar como alcançar seus objetivos é definir os porquês de começar a investir.  Ao criar um plano de ação e motivar-se a gastar dinheiro de acordo com seus objetivos, é mais fácil gerenciar seu dinheiro.

Talvez seu objetivo seja viajar pelo mundo, estudar no exterior, comprar um automóvel ou até mesmo se aposentar cedo. É importante que os objetivos que você defina sejam simples e fáceis de entender.

2- Elimine as dívidas

Se você tem muitas dívidas, saiba que um dos primeiros passos para investir mais e melhor é pagá-las. Tente negociar suas dívidas antes de fazer qualquer tipo de investimento, porque se você não tiver dívidas, será muito difícil acumular um bom ativo.

Mesmo que você obtenha um alto retorno sobre seu investimento, as taxas de juros cobradas pelos bancos são mais altas do que o que você obteria do mercado. Isso pode fazer com que você perca dinheiro.

3- Saiba qual é seu perfil de investidor

Para Hélio Laniado é essencial entender que tipo de investidor você é e que tipo de investimento você gostaria de fazer se você fosse investir uma grande quantidade de dinheiro. Existem basicamente três tipos de investidores que estão interessados em diferentes tipos de oportunidades de investimento:

4- Principais tipos de investidor

-Conservador: Os investidores conservadores não querem correr riscos e não querem perder seu dinheiro.

-Moderado: Pessoas que arriscam apenas uma quantidade muito pequena de dinheiro em um período de médio prazo para obter um melhor retorno, mas não muito.

-Agressivo: Em resumo são investidores que não se importam em  assumir mais riscos com seu dinheiro para obter altos retornos em seus investimentos.

5- Crie uma reserva de emergência

É muito importante ter uma reserva de dinheiro em caso de emergência, porque você pode precisar dele a qualquer momento. Eventos inesperados podem acontecer com você e, assim, comprometer suas finanças e investimentos.

Com uma reserva de energia, você não terá que comprometer o valor de seus investimentos.

6- Comece investir para entender como funciona

De acordo com Hélio Laniado, a melhor maneira para um iniciante aprender sobre os diferentes tipos de investimentos é primeiro fazer um teste para ver como eles funcionam. 

Se você fizer isso, entenderá como eles funcionam e te ajudará a aprender todos os processos de um investimento.

Quando você entender o que funciona melhor, você se sentirá confiante para começar a investir mais.

Procure investimentos que você goste e arrisque o mínimo de dinheiro possível. Você pode investir pouco a princípio, pois diversas plataformas aceitam investimentos a partir de 100 reais.

7-Avalie seus investimentos

Muitas pessoas investem e esquecem de verificar como seus investimentos estão evoluindo. 

Se você começar a investir saiba que é muito importante manter o olhar e avaliar seus investimentos sempre que possível para entender se eles ainda fazem sentido e eventualmente diversificar e até realocar sua carteira de investimentos.

8- Seja paciente e constante

Você precisa ter muita paciência, controle e constância para que você não desista do seu objetivo no meio do caminho. 

Qualquer tipo de investimento leva tempo para obter resultados significativos e isso precisa ser entendido antes mesmo de começar seus investimentos.

Acima vimos algumas das principais dicas úteis do especialista Hélio Renato Laniado para quem quer começar a investir no ano de 2023. 

Se você gostou desse artigo, não se esqueça de compartilhar com  seus amigos.

Publicidade