Início Pindamonhangaba Campanha Agosto Lilás combate violência contra mulher em Pindamonhangaba

Campanha Agosto Lilás combate violência contra mulher em Pindamonhangaba

Foto: PMP/divulgação
Publicidade

Pindamonhangaba deu continuidade às ações do Agosto Lilás no sábado (20), com diversos atos na Praça Monsenhor Marcondes. As atividades coincidem com o aniversário da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), legislação de referência no combate a esse tipo de violência.

A campanha incentiva a luta e pede a conscientização das pessoas e o enfrentamento sobre a violência contra a mulher. O ato dá continuidade a uma série de trabalhos, iniciados em Pindamonhangaba dia 6 de agosto com uma passeata pelas ruas da cidade.

Na ação deste fim de semana, além de palestras sobre a importâncias das mulheres lutarem pelos seus direitos, ainda houve equipes de estudantes aferindo pressão, glicemia, além de orientações, escuta com psicóloga e terapeutas voluntárias, corte de cabelo, dentre outros.

Foto: PMP/divulgação

Ainda houve orientação de prevenção ao câncer de colo uterino, hipertensão, obesidade, saúde bucal, vida saudável com exercícios físicos.

Um dos pontos mais aguardados do evento foram as pessoas de mãos dadas ao redor do chafariz da praça – simbolizando um abraço e uma corrente humana de proteção e amparo às mulheres vítimas de violência.
De acordo com a organizadora do evento, Simone Braça, gestora e empreendedora social do UniFunvic, “o ato de combate ao enfrentamento da violência contra as mulheres em suas diversas formas, também valoriza a família de forma geral, por ser a Célula Marte da Sociedade”.

“Precisamos que toda a sociedade se mobilize, se una, para combater atos de violência contra a mulher. Temos que incentivar as mulheres a buscarem ajuda, dar suporte para suas demandas. Muitas mulheres sofrem em silêncio. Nossa luta é para mudar esse quadro. Primeiro, estimular as mulheres a denunciar os abusadores. Além disso, trabalhar para que todos sejam conscientes e que não existam atos de agressão contra as mulheres”, completou o secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Ribeiro Salgado.

Foto: PMP/divulgação

O ato, organizado pela UniFunvic, teve parceria com o CMDM (Conselho dos Direitos da Mulher), contou com apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio das secretarias de Mulher, Família e Direitos Humanos, Esportes e Lazer, Fundo Social de Solidariedade, Saúde, além de parceiros da iniciativa privada, ONGs, OAB, Delegacia da Mulher e estudantes. Dentre os parceiros estavam: Igreja da Cidade, Igreja Bem-Aventurança, Igrejas Assembleias de Deus, Igreja Quadrangular, Laboratório Oswaldo Cruz, Cursos Souza Cruz, Ensina Mais Turma da Mônica, Projeto Miguel, Ong Missionários da Colheita Final, Papelaria Sonho de Papel.

Publicidade