Início Pindamonhangaba Pinda promove mobilização contra Polio e atualização de carteirinha de vacinação no...

Pinda promove mobilização contra Polio e atualização de carteirinha de vacinação no sábado

Foto: PMP/divulgação
Publicidade

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba vai promover a mobilização para vacinação contra poliomielite no sábado (20), das 8 às 13 horas, para crianças de um ano a menos de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias).

A ação também vai contar com a atualização da carteirinha para vacinas de rotina em crianças dos seis meses até adolescente menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

Os locais de aplicação serão: CIAF/Saúde da Mulher, Cisas Moreira César, UBS Ipê 2, UBS Bem Viver, PSF Nova Esperança, PSF Castolira e PSF Cidade Nova.

A responsável pelo Setor de Imunização, enfermeira Fernanda Batista César Hasman, ressaltou que os dois procedimentos já estão em andamento no município, porém a mobilização é importante porque muitos pais não levam seus filhos durante a semana devido a outros compromissos, como trabalho e escola. “Nossa equipe de vacina pensou na data, em um sábado, porque durante a semana é corrido, difícil para os pais conseguirem levar os filhos nas unidades de saúde. Deste modo, vamos fazer esta ação complementar no sábado”.

Ela explicou que a vacina contra a poliomielite é popularmente conhecida como paralisia infantil – doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores.

Sobre as vacinas de rotina, alvo de atualização, ela frisou que serão: pentavalente, tríplice viral, meningite c, meningo ACWY, pneumo 10, febre amarela, varicela, HPV, sarampo, coqueluche, rubéola, dente outras.

A secretária de Saúde, Ana Cláudia Macedo, lembrou que a vacinação é a única forma de prevenir doenças, por isso é importante que os pais levem os filhos. “É uma oportunidade para atualização da carteirinha de vacina das crianças e adolescentes. Algumas vezes, alguns pais não acompanham o calendário de vacinas e, por isso, deixam de levar seus filhos para completar o ciclo vacinal. É muito simples, basta pegar a carteirinha e ir junto com seu filho em uma unidade de saúde que nossa equipe fará a atualização. Da mesma forma, é importantíssimo que as crianças de um ano até menores de cinco anos sejam vacinadas contra a poliomielite, que é uma doença grave”, alertou a secretária.
No sábado não haverá vacinação contar Covid-19 e gripe no município.

Publicidade