Início Pindamonhangaba Sesc Taubaté leva programação gratuita do Circuito Sesc de Artes 2022 a...

Sesc Taubaté leva programação gratuita do Circuito Sesc de Artes 2022 a Pinda

Construtores - Foto: Melissa Haidar
Publicidade

Cidade recebe ações artísticas e educativas no dia 19 de agosto, a partir das 16h

De 12 a 28 de agosto, acontece o Circuito Sesc de Artes, promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras e sindicatos do comércio, serviços e turismo. Serão cerca de 85 ações artísticas e educativas em 14 roteiros que percorrem praças e parques durante três semanas.

O Sesc Taubaté apresenta a programação do Circuito Sesc de Artes 2022 em Pindamonhangaba na sexta-feira (19 de agosto), com atrações artísticas que buscam provocar novas percepções, reflexões e vivências, das 16h às 21h, na Praça 7 de Setembro (R. Sete de Setembro, São Benedito).

Com o intuito de fomentar, fortalecer e ampliar o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social, a edição 2022 do Circuito Sesc de Artes intensifica o olhar para toda a diversidade de pessoas.

Durante um dia em cada município, os artistas realizam os espetáculos, shows e oficinas nas praças e parques com o objetivo de estimular o uso dos espaços públicos como lugares fundamentais para o convívio social e a troca de experiências e aprendizados, favorecendo os encontros e os afetos em uma perspectiva do desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura.

Circuito Sesc de Artes 2022 em Pindamonhangaba 

A programação começa com A Fantástica Fábrica de Fantoches, realizada pelo Agulha Pop (SP), que utiliza a imaginação e técnicas manuais de colagem, desenho, bordado e costura manual na atividade. Os participantes transformam uma luva de feltro em um divertido fantoche, saindo da oficina com o aprendizado básico da elaboração de uma peça artesanal e prontos para brincar e contar histórias.   

O Bodoque Coletivo de Cinema (SP) monta um miniestúdio de cinema em Gambiarras para Cinema e Vídeo – Improvisando Cenas. Nele, os participantes podem experimentar técnicas e linguagens cinematográficas utilizando equipamentos alternativos construídos pelos próprios artistas do coletivo.   

O Grupo Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira (SP) leva ao Circuito Sesc de Artes o seu Bolo de Rolo: Banda Baile Bloco. O espetáculo de dança tem como proposta ser um baile interativo, que remete às festas populares brasileiras, em que o público é convidado a estar em cena participando das coreografias e interagindo com os bailarinos ao ritmo do forró, do coco, do maracatu e do baque virado misturados ao pop e rock.    

No Quintal do Passarinho, crianças e adultos são convidados a ler junto com os artistas da Cia Passarinho Contou (SP) recados poéticos e diversas histórias selecionadas. O espaço, equipado com tapetes e almofadas, tem cheiro de livro novo e sabores de histórias.   

A Cia Passarinho Contou também apresenta o Cortejo Voador. Um cortejo musical circense traz mensagens poéticas para crianças e adultos para deixar o dia mais feliz. Todos são convidados a participar, tocando os instrumentos, dançando e cantando as cantigas. O cortejo precede a mediação de leitura com o grupo.    

A DJ, pesquisadora e produtora musical Mari Boaventura (SP), que se dedica exclusivamente aos sons produzidos por artistas negras e negros, traz à tona sonoridades e questões esquecidas do imaginário comum dentro do universo da música eletrônica contemporânea. Seus sets embalam o público com uma seleção de sonoridades da diáspora africana e seus desdobramentos modernos.   

O espetáculo VRAAA!, do Núcleo VRAAA (SP), é a atração teatral desse roteiro. Deitado no chão, um boneco de quase dez metros de altura chama a atenção do público e provoca estranhamento quando desperta e começa a se mexer. Nesta performance lúdica, quatro artistas dão vida ao boneco, que se transfigura em novas formas. De suas estruturas surgem bonecos, máscaras e parangolés, que se sobrepõem para construir novas possibilidades. 

Em Construtores, o Coletivo Vertigem (SP) mescla diferentes modalidades circenses como roda cyr, acrobacias de solo e aéreas e saltos no “trampoline wall”. A trupe em cena, formada por cinco artistas, representa construtores em seu dia a dia de trabalho em uma cidade em obras.  

Toda a programação, com endereços e horários, pode ser acessada no site do evento.

Serviço

Circuito Sesc de Artes 2022 – De 12 a 28 de agosto

Roteiro 12

Pindamonhangaba – Dia 19 de agosto – Praça 7 de Setembro – R. Sete de Setembro, s/nº  – São Benedito

Site: http://www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes 

Publicidade