Início Destaque Vale a pena investir em energia solar? Saiba mais sobre essa tecnologia

Vale a pena investir em energia solar? Saiba mais sobre essa tecnologia

Foto: Pixabay/divulgação
Publicidade

A energia elétrica se tornou um serviço básico, essencial e indispensável para a vida moderna, e encontramos cada vez menos regiões sem acesso à eletricidade.

Eletrodomésticos como geladeira e forno de microondas, os chuveiros elétricos, aparelhos como computadores e televisores, entre tantos outros dependem diretamente do acesso constante a uma fonte de energia. Mas com preços cada vez mais elevados, e a preocupação com o meio-ambiente, muitos consumidores buscam alguma alternativa para reduzir a conta de luz ou, em alguns casos, se livrar completamente dela. Os painéis fotovoltaicos, isso é, geradores de energia elétrica através da luz solar foram aprovados para uso no Brasil em 2012 – mas será que vale a pena investir em uma solução solar? Confira.

Energia solar para qualquer ocasião

Os painéis solares são uma tecnologia complexa, mas que recebe cada vez mais investimentos públicos e privados em sua aprimoração. Se antigamente os únicos painéis disponíveis eram caros, pesados e restritos, atualmente encontramos painéis de todos os tamanhos e com as mais variadas aplicações – de calculadoras e controles remoto que carregam via energia solar, até instalações residenciais completas que eliminam toda a dependência na rede elétrica externa.

Um painel solar portátil, então, é uma boa opção para consumidores começarem a explorar o mundo da energia solar, e são uma fonte prática de energia para situações de emergência ou instabilidade na rede elétrica. Modelos disponíveis por valores acessíveis em sites de venda on-line oferecem portabilidade excelente, podendo ser dobrados e inseridos em uma mochila, e são capazes de carregar uma bateria externa, celular, e até mesmo um laptop, usando apenas a energia solar. Assim, são excelentes para acampamentos, viagens, ou até como parte de um kit de sobrevivência digital, como destaca a ExpressVPN.

Como etapa intermediária, para quem já deseja usar a energia solar em mais aplicações do que apenas carregar pequenos aparelhos, é possível instalar painéis solares no telhado de residências e gerar energia elétrica suficiente para reduzir a conta de luz, por exemplo, aquecendo a água para um chuveiro. Outra alternativa é o “aluguel de energia verde”, serviço oferecido por algumas empresas no Brasil no qual um consumidor recebe um desconto na conta de energia mensal, e em troca, a empresa fornece energia limpa para a rede.

Por fim, é possível investir em um sistema completo de geração fotovoltaica, com múltiplos painéis e um sistema de baterias e transformadores, gerando toda a energia elétrica consumida pela residência. Nesses casos, o consumidor pode chegar ao ponto de não consumir energia alguma vinda dos postes, e a economia é significativa. O custo inicial é elevado, no entanto, imóveis com o sistema instalado são hiper-valorizados no mercado, e o valor recuperado no ato de venda extrapola significativamente o investido na instalação.

As vantagens da energia solar

A energia solar tem inúmeras vantagens para compensar seu alto custo de investimento inicial, e com as inovações tecnológicas modernas a durabilidade a longo prazo foi ampliada, garantindo que o sistema funcione de forma plena por muito mais tempo.

  • Economia de energia: com a geração solar, mesmo sem o sistema completo, a conta de luz é reduzida de forma substancial. A energia solar pode ser usada para ligar qualquer aparelho que se conecta na tomada, sem restrições, por isso, é possível economizar até mesmo com chuveiros, secadores, máquinas de lavar, entre outros aparelhos que consomem grandes quantidades de energia.
  • Baixa manutenção: painéis solares feitos com materiais modernos, uma boa instalação por profissionais, e novas tecnologias de bateria resultam em um sistema que gera poucas dores de cabeça, e raramente precisa de algum tipo de manutenção. Dessa forma, é possível investir na instalação ou na construção de um imóvel com o sistema fotovoltaico sem se preocupar com custos recorrentes para mantê-lo funcionando.
  • Independência completa: uma vantagem única da geração própria de energia é a completa independência de sua rede com o abastecimento público. Isso garante que mesmo durante manutenções, acidentes em postes ou fios de transmissão, queima de transformadores, emergências, entre outras interrupções no abastecimento de luz, sua geração de energia continua como o de costume.

Ao aliarmos todos esses fatores com a grande vantagem para o meio-ambiente, a energia solar se torna uma resposta clara aos problemas energéticos enfrentados pelos consumidores, e seu custo de instalação diminui anualmente. Com os valores atuais, a simples economia na conta de energia já é suficiente para compensar o investimento após alguns anos, e a tendência é o aparecimento de cada vez mais profissionais capacitados para realizar o serviço, e maior demanda de compradores de imóveis por sua presença em casas e apartamentos. A energia solar é uma solução interessante para aumentar o controle e economia do público brasileiro quanto à sua própria energia elétrica.

Publicidade