Início Pindamonhangaba Prefeitura de Pindamonhangaba recebe primeiro Box da Reciclagem

Prefeitura de Pindamonhangaba recebe primeiro Box da Reciclagem

Foto: PMP/divulgação
Publicidade

Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba e a startup Você Recicla inauguraram na manhã desta terça-feira (9), o primeiro Box da Reciclagem de Pindamonhangaba. O evento contou com a participação de alunos da Escola Municipal Mário de Assis César, além de autoridades do município.

Estiveram presentes o prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, vice-prefeito e secretário de Governo e Serviços Públicos Ricardo Piorino, secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, Danilo Velloso, secretária de Educação, Luciana Ferreira, vereadores Regininha, Magrão, Renato Cebola e Felipe Guimarães, além de secretários, secretários adjuntos, diretores, assessores e professores da gestão municipal.

A Você Recicla foi representada por Gabriel Motta e Rodrigo Rocha, é uma startup que opera a logística reversa de embalagens pós-consumo, incentivando a reciclagem, – e vem para contribuir no fomento da economia circular e evitar que materiais recicláveis vão parar no aterro sanitário.

Foto: PMP/divulgação

A estação de reciclagem une as empresas de bens de consumo e o poder público nos esforços com a recuperação dos resíduos, contribuindo para resolver o problema do lixo doméstico. Além disso, traz oportunidade de crescimento de renda para os profissionais que trabalham com reciclagem e serve de incentivo para os consumidores se engajarem com a causa.

A economia circular e a busca de produtividade aplicadas na lógica do negócio trazem benefícios a todas as partes integrantes do projeto. Desde consumidores, que são atraídos pelo Programa de Reciclagem, e recebem prêmios que são trocados em um aplicativo a partir do acúmulo de créditos, passando pelo estímulo ao micro empreendedorismo para pessoas de baixa renda, que são apoiadas pela própria empresa na busca de financiamento e crédito para abertura de suas estações de reciclagem, chegando até o meio-ambiente, que se beneficia diretamente pela recuperação dos resíduos.

Para participar, o interessado deve localizar o box de reciclagem mais próximo, levando seus resíduos sólidos recicláveis – que devem estar limpos e separados. Depois de pesados, eles são convertidos em créditos que podem ser trocados por recompensas (dinheiro em conta ou bônus), disponibilizados em aplicativo ou parcerias estabelecidas com o varejo e serviços.

Foto: PMP/divulgação

A operação da Você Recicla inicia com o consumidor final, ao se cadastrar gratuitamente no app, passa a ter acesso a uma série de vantagens. A primeira é o passo mais importante: educação para a reciclagem, realizada por meio de vídeos com treinamentos sobre o descarte correto dos materiais de papel, metal, plástico e óleo de cozinha.

A ação é uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Tecnologia, Inovação e Projetos e startup Você Recicla, vencedora do chamamento público.

SAIBA O QUE VALE MAIS CRÉDITO NA VOCÊ RECICLA
Obs: os materiais devem estar limpos

  • embalagens de plástico, garrafas de água e de refrigerante, embalagens de manteiga e margarina, sacos plásticos, frascos de cosméticos e material de limpeza;
  • embalagens de alumínio, como latinhas de refrigerante e cerveja, latas de aerossol vazias;
  • embalagens de papel e papelão;
  • óleo de cozinha (armazenado em garrafa pet).
Publicidade