Início Pindamonhangaba Prefeito de Pinda recebe primeiro esboço do projeto Masterplan que irá incrementar...

Prefeito de Pinda recebe primeiro esboço do projeto Masterplan que irá incrementar o Parque da Cidade

Foto: PMP/divulgação
Publicidade

O prefeito Dr. Isael Domingues e a Secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, receberam na última semana os técnicos da empresa Evoluir Cultural que apresentaram as primeiras percepções e o pré trabalho do Projeto Masterplan no Parque da Cidade.

Durante o encontro o engenheiro Orlando Bastos, responsável pela empresa e os técnicos discutiram o diagnóstico e as propostas conceituais de ações que irão nortear o uso da área do Parque da Cidade, em um projeto macro e conceitual desse espaço, considerado prioridade para a Prefeitura de Pindamonhangaba.

“Hoje utilizamos apenas 1/3 da área total do Parque da Cidade e com esse estudo teremos a possibilidade de expandir atividades e o acesso ao público ao restante do parque. A empresa está apresentando as características topográficas, de vegetação e de atividades existentes para que o projeto final possa ser de fato o mais sustentável possível e que se utilize as vocações identificadas em cada área”, afirmou Maria Eduarda.

Segundo ela, recentemente a Prefeitura contratou uma empresa especializada para realizar a manutenção e a limpeza de vegetação do Parque o que irá melhorar a utilização do espaço. Outra ação importante em andamento é a ampliação do espaço do estacionamento, ao lado da portaria principal.

O estudo inicial apresentado pela empresa Evoluir identifica três áreas distintas que serão utilizadas conforme a vocação específica de cada um. O espaço próximo ao palco foi definido para ações sociais, esportivas e musicais. A área da entrada da Parque que se estende até a divisa com a APTA como espaço para artes e ofícios, destacando a utilização cultural do local. E uma terceira área foi definida com vocação para área administrativa e de bem estar com ações voltadas para educação ambiental e um espaço zen.

“Estamos construindo os conceitos daquilo que o Parque da Cidade será num futuro próximo. Evidente que os projetos demanda recursos e investimentos, mas o mais importante é que agora já temos um caminho a seguir. Muitas ações estavam sendo realizadas de forma isolada e não integrada com o contexto do Parque, agora isso não irá mais ocorrer e a população ganhará muito com isso”, afirmou o prefeito Dr. Isael.

Segundo a Secretária de Meio Ambiente, no início de outubro está prevista a apresentação a versão final do Masterplan, que nos permitirá passar para uma segunda fase auê é a contratação de projetos executivos que irão permitir a busca de parcerias e doações, bem como a abertura de licitações para implantação de novas estruturas e serviços no parque.

O Projeto Masterplan do Parque da Cidade está sendo realizado sem custos ao poder público e foi viabilizado através de parcerias com empresas da cidade que doaram toda a sua concepção para que a Prefeitura coloque em prática.

Publicidade