Início Pindamonhangaba “Pedro e o Lobo” chega as escolas públicas de Pindamonhangaba

“Pedro e o Lobo” chega as escolas públicas de Pindamonhangaba

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

Com 15 apresentações gratuitas entre os dias 6/8 a 3/9, o projeto Ópera na Escola entra em cartaz em sete cidades do Estado de São Paulo. A estreia aconteceu na Escola Municipal Prof João Kolenda Lemos, em Pindamonhangaba.

Disseminar a música clássica para comunidades que habitam no entorno das escolas públicas do estado de São Paulo é a proposta do Projeto Ópera na Escola, que estreou neste sábado, dia 6 de agosto, com apresentações em duas escolas da rede pública de Pindamonhangaba: EM Prof João Kolenda Lemos (10h) e EM Moacyr de Almeida (14h). A entrada é gratuita e aberta ao público.

Esse ano, em sua 9ª edição, o projeto traz o espetáculo Pedro e o Lobo: uma versão em português da famosa obra do compositor russo Serguei Prokofiev. O espetáculo é apresentado por um narrador, acompanhado de 7 músicos e do diretor musical e regente Thiago Tavares.

O compositor russo do século 19, Serguei Prokofiev, teve como propósito mostrar aos jovens os sons dos vários instrumentos e, por isso, cada personagem é representada por um instrumento diferente.

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

“O próprio Prokofiev sentiu a necessidade de apresentar os instrumentos da orquestra de uma forma mais acessível, não é necessário ter conhecimentos para ter prazer com a música, mas escutar com conhecimento causa um prazer ainda maior. O intuito do arranjo é respeitar a vontade do compositor, permitindo que o grupo menor revele a essência dessa composição, sempre respeitando a forma com que cada personagem da história é musicalmente representada na versão original”, explica Thiago Tavares, responsável pelo arranjo.

O projeto acontece em escolas públicas abertas aos finais de semana para eventos culturais, sendo muitas vezes as únicas opções de lazer das comunidades. Paralelamente ao espetáculo, o Projeto fornece material pedagógico às escolas e desenvolve atividades didáticas vinculadas à obra, tornando possível o primeiro contato de muitos jovens e seus familiares com o gênero musical.

“Além de promover o acesso a apresentações artísticas de qualidade, um dos nossos objetivos é mostrar que a arte pode ser, sim, uma possibilidade de profissão para esses jovens”, explica Cléia Mangueira, diretora e produtora do projeto.

Júlio César Gonçalves, 10 anos, concorda: “Quero ser cantor! Agora que descobri que ela (a protagonista) começou a preparar a voz aos 10 anos, pensei que eu também posso fazer isso: cantar”.

Ao todo, 15 escolas receberão as apresentações com entrada gratuita. A temporada tem estreia em Pindamonhangaba, e durante os meses de agosto e setembro, circula por Guarulhos, São Caetano do Sul, Araçariguama, Cotia, São José dos Campos e Mogi das Cruzes.

O projeto Ópera na Escola é realizado pela Tulipa Produções Artísticas e conta com o patrocínio da Gerdau, através do Instituto Gerdau, firmado por meio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ProAC.

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

SERVIÇO E PROGRAMAÇÃO – ENTRADA GRATUITA
“Pedro e o lobo” (Projeto Ópera na Escola)

06 de agosto | Pindamonhangaba
10h – EM Prof João Kolenda Lemos: Estrada Municipal Lopes Guedes, 2265 – Bem Viver.
15h – EM Moacyr de Almeida : Rua Eng. José Nicola Mutarelli, 192 – Bela Vista

07 de agosto | Guarulhos
11h – EE Prof. Flávio Xavier Arantes : Rua: Miguel Fernandes, 57 – Jd Sta Rita Taboão
15h – EE Prof Antônio Rosa Galvão : Rua: Zeferino A. de Oliveira, S/N – Ponte Alta

13 de agosto | São Caetano do Sul
11h – EMEI Zilda Natel: Rua Flórida, 963 – Barcelona
15h – EMEF Sylvio Romero: Avenida Vital Brasil Filho, 600 – Osvaldo Cruz

20 de agosto | Pindamonhangaba
10h – EM Joaquim Pereira da Silva: Rua Dr. Carlos Martins de Almeida Júnior, s/no – Mantiqueira
21 de agosto | São José dos Campos
10h – EE Prof. Alceu Maynard Araújo: Rua dos Miosótis, 75 – Jd Motorama
14h – EE Lourdes Maria de Camargo: Av. Dom Pedro I, 341 – Jd Imperial

27 de agosto | Araçariguama
10h – EMEF Profa. Thereza de Campos Castro : R. Leopoldo da Silva, 2 – Terra Baixa
14h – EMEF Alberto Fernandes de Araújo : Alameda 19 de Maio, 3 – Centro

28 de agosto | Mogi das Cruzes
10h -E.E. Isabel Ferreira da Silva Belinha : R. José Benedito dos Santos, 187 – Vl Brasileira
14h – E.E. Antônio Olegario dos Santos Cardoso : R. Comendador Koeiji Adachi, S/N – Jd Santos Dumont I

03 de setembro | Cotia
10h – EM Profa. Ana Maria Pereira : Rua Shizuoka, 396 Nakamura Park
15h – Centro Educacional Unificado Cotia CEUC : Av Luiz Sacramento, 730 Caucaia do Alto


Sobre a Tulipa Produções Artísticas
A produtora atua na gestão, administração e produção cultural e realiza projetos nas áreas de música clássica, ópera, teatro e artes plásticas. Dentre os principais projetos, são destaques, o projeto Ópera na Escola – na oitava edição, as produções operísticas Il Matrimonio Segreto (coprodução com Ato Primo Produções Culturais), A WaterBird Talk, The Bear, I Pagliacci realizadas no Theatro São Pedro e L’Enfant et lês Sortilèges para comemoração do Centenário do Theatro Municipal de São Paulo. Por esse último projeto, conquistou o Prêmio Carlos Gomes 2012 como melhor produção operística.

Sobre Gerdau
A Gerdau é a maior empresa Brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que ampliam o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).

Publicidade