Início Variedades Cripto: quais as previsões para o bitcoin?

Cripto: quais as previsões para o bitcoin?

Crédito: divulgação
Publicidade

Veja como fazer projeções para investimentos em Bitcoin, mesmo em um mercado tão dinâmico

Prever o futuro não é tarefa fácil em qualquer segmento, ainda mais quando falamos de moedas digitais e do principal ativo desse mercado que é o Bitcoin. Essa dificuldade acontece porque estamos falando de um ativo suscetível a interesses distintos que passam por governos, empresas, além de acontecimentos variados que impactam a dinâmica do mercado financeiro.

Em outras palavras, o Bitcoin exchange, ou negociação de Bitcoins, sofre influência de um embaixador chinês, dos efeitos da Guerra da Ucrânia e, dependendo da ação, até mesmo de um cidadão comum que resida em alguma cidade do Brasil.

Mas então é impossível prever o futuro do Bitcoin? De certa forma, podemos dizer que sim. Porém, é possível criar modelos de previsões do preço do bitcoin baseados em dados do passado ou até em acontecimentos que podem ser o sinal de tendências.

Conheça alguns desses modelos de análise!

Modelo Stock-to-Flow do Bitcoin

Inicialmente utilizado constantemente como modelo de preço para commodities como ouro, o S2F tem como base a quantidade de um ativo existente (o estoque/stock) e o seu fluxo de nova oferta (flow).

Exemplo: o estoque de ouro é ~190 mil toneladas e a extração do ouro é de ~2.900 toneladas. Então basta dividir o estoque pelo flow e temos um ratio de ~66 anos para a produção cobrir as atuais reservas do metal dourado.

SF= stock/flow

Gráfico Arco-Íris do Bitcoin

Além do SF, outros modelos foram criados e um dos mais antigos é o “Gráfico de Preço Arco-Íris”. Inicialmente veiculado em 2014 pelo usuário do fórum BitcoinTalk “trololo” ao traçar curvas de crescimento logarítmico nos gráficos do preço do BTC.

Fazendo uma analogia com fenômenos naturais, eles seguem uma regressão padronizada logarítmica como, por exemplo, em muitas doenças no qual o crescimento das infecções é rápido nos estágios iniciais e diminui ao longo do tempo.

Neste contexto, os gráficos dessas análises são divididos em “bandas” coloridas, similar a um arco-íris, elas indicariam bons momentos para compra e venda de bitcoin, mostrando regressões gradativas logarítmicas.

Lei de Metcalfe para sistemas em rede

Enquanto os modelos acima trabalham com variáveis fixas como estoque e flow, o modelo da Lei de Metcalfe para o valor do Bitcoin leva em consideração o crescimento da rede. A proposta desse mecanismo é que a rede vai ganhando corpo conforme ela vai sendo utilizada. Por exemplo, uma rede social de uma pessoa tem pouco ou nenhum valor. Porém, quando ela aumenta a interatividade com os usuários, ela ganha maior relevância.

Publicidade