Início Variedades Quero investir em criptomoedas, por onde começar?

Quero investir em criptomoedas, por onde começar?

Foto: divulgação
Publicidade

Saiba quais os passos a serem dados para começar a ganhar dinheiro com moedas digitais

As criptomoedas já respondem pela movimentação de 2 trilhões de dólares em todo o mundo. Segundo dados coletados pela Coinmarketcap, somente em solo brasileiro, já são mais de 10 milhões de pessoas investindo em moedas digitais.

Embora seja um setor que apresenta um relevante crescimento, muitos potenciais investidores ainda têm receio em entrar para esse mercado.

Entre os principais motivos para essa desconfiança estão a volatilidade das moedas digitais, no que diz respeito à valorização, o fato do ativo existir em formato virtual e a ausência de mais contundentes mecanismos de regulamentação.

De qualquer forma, muitos especialistas enfatizam que o exchange bitcoin e demais criptomoedas vieram para ficar, contando inclusive com o aporte gradual de importantes empresas e governos, que irão aderir ao novo formato de dinheiro como uma nova forma de obter recursos financeiros.

Afinal, o que são as criptomoedas?

Elas são ativos virtuais que utilizam sistemas de criptografia e plataformas de blockchain, para atuarem no mercado de forma segura e eficiente.

O grande diferencial delas está em utilizar sistemas de encriptação, permitindo apenas que o usuário possa executar suas operações.

Quem não possuir a chave eletrônica não consegue conduzir nenhuma transação, fato que viabiliza maior proteção para todo o processo de comercialização de criptomoedas.

O que é blockchain?

A tecnologia Blockchain consiste em uma corrente de blocos, onde todos os conjuntos de dados estão interligados, que só podem ser modificados quando toda a infraestrutura também for.

Neste contexto, as criptomoedas são armazenadas em sistemas blockchain, reunindo dados como sua data de criação e quem é seu proprietário.

As blockchains possuem como diferencial a descentralização das operações, ou seja, os players não estão submetidos a diretrizes governamentais para operarem no mercado financeiro, fato que dá mais celeridade e autonomia para os investidores.

Quais são as principais moedas do mercado?

Atualmente, o mercado é composto por uma variedade de criptomoedas, embora o segmento de moedas digitais esteja concentrado em algumas principais. Veja algumas delas!

Bitcoin: Considerada a mais importante criptomoeda do mundo, concentra aproximadamente a metade de todas as transações do mercado cripto, com reserva avaliada em  1 trilhão de dólares.

Ethereum: ela aparece na segunda posição entre as criptomoedas mais transacionadas.A Ethereum está ligada a uma plataforma com aplicabilidade bem ampla. Através dela,os investidores podem realizar operações utilizando a tecnologia de contratos inteligentes (“smart contracts”).

Binance Coin: Ela está conectada à bolsa de câmbio de criptomoedas Binance (a maior do gênero), apresentando utilização em transações com outras criptos.

Ripple: criptomoeda ligada a uma plataforma que possibilita realizar transações com diversos tipos de ativos, incluindo moedas reais.

Publicidade