Início Pindamonhangaba Pinda inaugura Albergue Municipal na segunda-feira (27)

Pinda inaugura Albergue Municipal na segunda-feira (27)

Foto: Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba/divulgação
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba vai inaugurar o Albergue Municipal na segunda-feira (27), às 16 horas. O equipamento fica na rua Papa João Paulo XIII, 433, Alto Cardoso e substitui e amplia os serviços que têm sido realizados no Centro de Acolhimento a Moradores em Situação de Rua – que funciona deste março de 2020 na Quadra Coberta.

O Albergue Municipal é um serviço de proteção social especial de alta complexidade da Assistência Social que atenderá pessoas em situação de rua com diversos serviços.

A unidade possui capacidade inicial para 20 pessoas e atenderá homens e mulheres que estejam dentro dos critérios e perfil do regulamento do serviço.

Foto: Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba/divulgação

Dentre os serviços oferecidos pela Assistência Social no local estão a triagem pela equipe técnicas, atendimento social e psicológico, bem como todos os encaminhamentos necessários à rede sócio assistencial do município.

O albergue contará com uma equipe técnica composta por assistentes sociais, psicólogos, além de apoio administrativo, guardas, controladores de acesso 24 horas, ajudantes de serviços gerais, dentre outros.

A secretária de Assistência Social, Ana Paula Miranda, explicou que serão fornecidos kits de higiene, alimentação, banho e pernoite aos acolhidos. “Eles poderão permanecer utilizando os serviços por até seis meses, até que possam ser reinseridos na sociedade ou, quando possível, no núcleo familiar, garantindo assim a sua dignidade e inclusão social”.

Ela disse que “o projeto foi idealizado com muito carinho pelo prefeito Dr. Isael e pela equipe da Secretaria de Assistência Social em 2018 e firmado um compromisso, que está se efetivando hoje. É um equipamento de proteção social especial de alta complexidade, que visa garantir os direitos, o acolhimento e a humanização ao atendimento às pessoas em situação de rua”.

O prefeito, Dr. Isael Domingues, afirmou que o equipamento vem para oferecer acolhimento e dar dignidade às pessoas em situação de rua. “Queremos acolher essas pessoas com humanização no atendimento, ofertando alimentação, banho, cama para dormir com tranquilidade e com segurança. Além disso, vamos oferecer amparo psicológico e atendimento social para reinserção da pessoa no convívio familiar e social, buscando meios para resgatarmos a qualidade de vida de todos. É mais uma importante conquista para Pindamonhangaba”, completou o prefeito.

Espaço Pet
Um dos diferenciais do Albergue Municipal é o espaço PET, para acolher animais de estimação daqueles moradores que possuem cães principalmente – espaço que também já existe no Centro de Acolhimento a Moradores em Situação de Rua.

A iniciativa é uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade, por meio do Projeto Reinvente, que produz as casinhas para os animais.

No local ainda haverá fornecimento de ração e atenção aos animais. “Pensamos nisso porque muitos possuem cachorros e precisamos acolher as pessoas e seus animais. Isso já demonstra um pouco do diferencial e do carinho que será este serviço fundamental na cidade”, finalizou Ana Paula.

Publicidade