A Prefeitura de Pindamonhangaba e a EDP vão assinar, nesta terça-feira, 21 de junho, contrato para a implantação de uma nova fase no projeto de eficiência energética, que substituirá 948 luminárias da iluminação pública comum por LED.
A cerimônia terá a presença do prefeito, Dr. Isael Domingues, de diretores da empresa que submeteu o projeto, além da equipe de gestão da EDP.
Esta é a segunda ação conjunta entre EDP e Prefeitura. Em 2021, assinaram parceria para trocar 472 lâmpadas por novos equipamentos de LED, com investimento de R$ 523,4 mil. A medida foi contemplada por meio da Chamada Pública Projetos de Eficiência Energética da EDP, com foco em incentivar a conservação e uso racional de energia elétrica.
Desta vez, a substituição dos equipamentos tem início previsto para setembro e terá conclusão em até 3 meses. Com o projeto, que tem investimento de cerca de mais de R$ 890 mil pela EDP, será possível reduzir o consumo de energia da administração municipal referente a iluminação pública em aproximadamente 770 MWh/ano, o equivalente ao consumo médio anual de 320 famílias. As vias contempladas para a implantação das luminárias foram alinhadas com o poder público municipal, visando garantir maior eficiência energética e qualidade aos munícipes.
A iniciativa foi contemplada na Chamada Pública de Projetos – CPP 001/2021 do Programa de Eficiência Energética da EDP, que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. O projeto tem como objetivo incentivar a conservação e uso racional da energia elétrica, além de contribuir na diminuição do consumo de energia e redução também nos custos de manutenção para o município, uma vez que a durabilidade da lâmpada LED é muito superior ao sistema que estava sendo utilizado. O novo modelo de luminárias também gera menor impacto ambiental por não conter mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição.
“É mais uma ação que melhora significativamente a qualidade de vida da população de Pindamonhangaba, garantindo bem-estar e segurança. São lâmpadas mais econômicas e com maior capacidade de iluminação. Temos realizado um investimento pesado nessa questão de eficiência enérgica e contribuindo com a redução de custos, além de deixar a cidade mais bonita, mais iluminada e mais segura”, explicou o prefeito, Dr. Isael Domingues.
“É muito gratificante poder contribuir com o desenvolvimento sustentável das cidades de atuação da EDP e este projeto de Pindamonhangaba reforça nosso propósito em usar nossa energia para cuidar sempre melhor”, afirmou o gestor da EDP, Thiago Lafalce.