Início São José dos Campos Nova empresa de coleta de lixo inicia atendimento nesta sexta em São...

Nova empresa de coleta de lixo inicia atendimento nesta sexta em São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

A coleta de lixo em São José dos Campos passará a ser realizada pela empresa Beta Ambiental a partir da próxima sexta-feira (3). A empresa venceu a licitação realizada pela Prefeitura.

O novo contrato de coleta regular garante ainda mais qualidade e eficiência na prestação dos serviços, garantindo a preservação do meio ambiente.

A empresa chega com uma frota de caminhões novos que realizarão a coleta em dois turnos. O contrato assegura mais três caminhões coletores para fazer exclusivamente a coleta de resíduos da varrição pública dos principais corredores da cidade.

O serviço será prestado por 300 colaboradores contratados pela Beta.

O diferencial deste novo contrato é o serviço de limpeza em feiras livres, que além de recolher o lixo orgânico também executará a coleta seletiva. Também vai realizar coleta diferenciada no distrito de São Francisco Xavier.

Os novos serviços serão implantados em até 60 dias, conforme edital.

Distrito

O distrito de São Francisco Xavier contará com uma coleta diferenciada, com ampliação da coleta de uma vez na semana para três, já que contará com duas caixas estacionárias, um caminhão de coleta de lixo reciclado e um de orgânico.

As caixas estacionárias vão armazenar os resíduos recicláveis e rejeitos. Isso acarretará em menos viagens o aterro em São José dos Campos, reduzindo assim o consumo de combustível fóssil e consequentemente as emissões de poluentes atmosféricos.

Toda a região abrangida pelo distrito contará com abrigos ecológicos e manutenção periódica propiciando a correta separação dos resíduos gerados.

Nova demanda

O novo contrato prevê uma coleta diferenciada de feiras livres, Ceagesp, Mercadão Municipal e de resíduos de varrição e capina. O serviço facilitará a segregação dos resíduos com alto potencial de matéria orgânica para futuros tratamentos.

A nova empresa também será responsável pela limpeza geral de feiras livres segregando e acondicionando os resíduos gerados.

Avaliação do serviço

O serviço de coleta de lixo em São José dos Campos é classificado como melhor serviço oferecido na cidade. Os dados são da pesquisa do Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos). No total, 86%% dos entrevistados consideraram o serviço positivo (bom ou ótimo).

O serviço recebeu alto grau de satisfação, atingindo 787 pontos, em avaliação junto aos munícipes. Na sequência vêm os serviços, qualidade de água, iluminação pública, limpeza pública, merenda escolar, qualidade de vida, cultura, entre outros.

A coleta de resíduos é formada pelos serviços de coleta comum, feita por empresa terceirizada pela Prefeitura de São José dos Campos, e de coleta seletiva (Urbam). Os serviços atendem 100% da área urbana.

Publicidade