Início Pindamonhangaba Estudantes de Escola Municipal de Pinda participam da OBA e praticam lançamentos...

Estudantes de Escola Municipal de Pinda participam da OBA e praticam lançamentos de foguetes

Foto: Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba/divulgação
Publicidade

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) vem sido realizada em Escolas Municipais de Pindamonhangaba.

Os estudantes dos quartos e quintos anos da EM Professor Abdias Júnior Santiago e Silva, localizada no bairro Santa Cecília, participaram pela primeira vez da Olimpíada. O evento é realizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e apoio da Secretaria de Educação da Prefeitura de Pindamonhangaba.

Os professores trabalharam o conteúdo de astronomia e astronáutica durante vinte dias, oferecendo diversas atividades envolvendo materiais impressos, vídeos, construção de foguete com o apoio das famílias. Os alunos inscritos puderam praticar atividades como lançamentos de foguetes no dia 19 de maio e também fizeram uma prova com dez questões objetivas no dia 20.

A diretora da Escola, Camila Vasconcelos de Araújo, disse que “no dia do lançamento do foguete cada aluno teve a oportunidade de fazer o lançamento de seu foguete duas vezes e foi computada a maior distância. A conferência da distância foi feita por professoras e funcionárias da unidade escolar. Eles estão concorrendo com o Brasil inteiro e todos receberam certificados de participação. Estamos aguardando o resultado, torcendo para que os trabalhos de nossos alunos possam ser reconhecidos”.

A OBA ainda será realizada nas Escolas Municipais Rachel de Aguiar Loberto, Lauro Vicente de Azevedo e Augusto César Ribeiro.

A secretária de Educação, Luciana Ferreira, pontuou: “As Olimpíadas oportunizam trabalhar concomitantemente os conteúdos acadêmicos e a prática. Os estudantes se apropriam muito mais do que é apresentado, pois o saber é testado no fazer.”

Publicidade