Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba implanta mais uma linha de logística reversa de embalagens plásticas

Pindamonhangaba implanta mais uma linha de logística reversa de embalagens plásticas

Foto: Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba/divulgação
Publicidade

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no próximo dia 5 de junho, Pindamonhangaba está firmando mais uma parceria para ampliar as ações de logística reversa. A Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, firmou parceria com o Instituto Jogue Limpo para implantação do sistema de logística reversa de embalagens plásticas de lubrificantes usadas.

O programa atende a Lei Federal nº 12.305/10 da Política Nacional de Resíduos Sólidos e impõem aos fabricantes um conjunto de ações e procedimentos para viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, e outras destinações finais ambientalmente adequadas.

A ação será continua e não terá custo para a municipalidade, comerciantes e distribuidores de óleo lubrificantes. O Instituto Jogue Limpo, que é uma associação de empresas fabricantes ou importadoras de óleo lubrificantes, irá realizar a coleta e a reciclagem das embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas, em acordo setorial firmado entre o Governo do Estado de São Paulo e com a anuência da CETESB.

Qualquer estabelecimento, posto de gasolina ou oficina, pode entrar em contato com o Jogue Limpe e fazer o seu cadastramento, para posteriormente a Prefeitura realizar a divulgação como um ponto do programa.

Para cadastrar o ponto de coleta e solicitar que as embalagens de óleo lubrificantes usadas geradas no seu estabelecimento sejam destinadas ao Instituto Jogue Limpo, se faz necessário a realização de contato através dos telefones 0800.773.0323, (19) 2119-5012, (19) 97426-5945 ou pelo e-mail comercialjl@mbengenharia.com.

“Uma vez implantado o sistema de logística reversa de embalagens plásticas de lubrificantes usadas, iremos proporcionar uma melhor rastreabilidade e controle sobre a correta destinação destas embalagens de óleo lubrificante usadas dentro do município de Pindamonhangaba e para isso convidamos a todos acessar o site https://www.joguelimpo.org.br/institucional/index.php para mais esclarecimentos”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin.

Este é o segundo eixo da implantação do sistema de logística reversa de embalagens no município. O primeiro, destinado à disponibilização do ponto de coleta de lixo eletrônico e eletrodoméstico, foi implantado em 2021 nas dependências do Shopping Pátio Pinda (em frente a Drogaria SP) em parceria com ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônico e Eletrodoméstico.

Sustentabilidade – Proprietário há 20 anos de uma loja de troca de óleo lubrificante para veículos em Pinda, o comerciante Sérgio Pires aprovou a ideia e manifestou interesse em participar do programa. Atualmente ele já entrega o óleo usado para uma empresa especializada de coleta e agora passará a dar destinação correta também às embalagens plásticas.

Foto: Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba/divulgação

“Achei muito interessante essa ideia, hoje descartamos nossas embalagens para a reciclagem comum e agora poderemos dar um destino mais correto e ideal”, afirmou.

Publicidade