Início São José dos Campos Região leste de São José dos Campos terá castração de cães e...

Região leste de São José dos Campos terá castração de cães e gatos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos abre, no próximo dia 7, as inscrições para a castração gratuita de cães e gatos através do programa Meu Pet Feliz, com o auxílio do Castramóvel, no Parque Nova Esperança, região leste da cidade. Desde a criação do programa, em agosto de 2018, foram feitas mais de 16 mil castrações e microchipagem.

As inscrições são presenciais e podem ser feitas até o dia 10, sempre das 9h às 15h, na Emefi Professor Antônio Palma Sobrinho, localizada na rua Ângelo Scarpel, 163.

Haverá a distribuição de senhas até o esgotamento das vagas. Quem tem cães com mais de 20 kg ou gatos, deve ficar atento, já que as senhas são em menor quantidade e se esgotam rapidamente.

Os procedimentos serão realizados no sábado (11) e domingo (12), das 8h às 18h e ao todo, serão disponibilizadas 460 vagas: 370 para cães com até 20kg, 30 para cães com mais de 20kg e 60 para felinos (macho ou fêmea).

As senhas terão prioridade de moradores próximos, porém também serão aceitas inscrições de outras regiões.

Critérios

Podem se inscrever quem mora prioritariamente no Jardim Jussara e bairros adjacentes e maiores de 21 anos. É preciso apresentar cópia do RG, CPF e comprovante de endereço.

Quem tem mais de 60 anos precisa indicar um condutor com idade inferior para conduzir o animal no dia da cirurgia e ter condições físicas de carregá-lo sob efeito de anestésico no pós-operatório.

Animais

Os animais que participam do programa Meu Pet Feliz não podem ser usados para fins comerciais ou de competições.

Para serem castrados, todos devem estar em boas condições de saúde, não podem estar obesos, caquéticos e nem apresentarem doenças (como doenças de pele aparentes), desgaste físico ou anemia. Fêmeas não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia.

Poderão ser castrados cães com até 20 kg, de 6 meses a 8 anos e gatos de 4 meses a 8 anos. Cães com mais 20 kg até 40 kg, de 6 meses a 6 anos serão atendidos de acordo com a quantidade de senhas para essa categoria e capacidade de atendimento da equipe médica veterinária.

Observações

Poderão ser castrados até 2 animais por CPF. Cada inscrito deve levar a própria garrafa de água e caneta esferográfica azul. É recomendado o uso de máscara no local e o distanciamento de dois metros deve ser mantido.

Não será permitida a entrada de crianças e menores  de 21 anos. Tutores que não comparecerem no dia da cirurgia com os respectivos animais não poderão fazer novas inscrições no programa por 120 dias.

Não serão castrados cães e gatos braquicefálicos (focinho achatado), cães das raças Pug, Bulldog Francês e Inglês, Boston Terrier, Boxer, Shih Tzu, Ihasa Apso, Pequinês, gatos persa, e outros.

ONGs, Protetores Independentes e Pontuais, previamente cadastrados no Centro de Controle de Zoonoses, poderão inscrever 2 animais por CPF do tutor de todas as regiões. O mesmo vale para cães mantidos com supervisão da proteção animal.

Meu Pet Feliz

O programa Meu Pet Feliz é permanente e foi criado para estimular a saúde e o bem-estar de cães e gatos, com ênfase na posse responsável. Além da castração, é feita a microchipagem para identificação dos animais, minimizando abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.

Publicidade