Início Internacional Papa Francisco anuncia dois novos cardeais brasileiros

Papa Francisco anuncia dois novos cardeais brasileiros

Reprodução/ Vatican Media
Publicidade

Veja quem são Dom Leonardo Steiner e Dom Paulo Cezar Costa

O Papa Francisco anunciou, no último domingo (29), para uma Praça de São Pedro cheia de fiéis, no Vaticano, que fará no próximo dia 27 de agosto um Consistório para a criação de 21 novos cardeais, incluindo dois brasileiros.

Os novos cardeais brasileiros serão os Arcebispos de Brasília, Paulo Cezar Costa, e de Manaus, Leonardo Ulrich Steiner. Com isso, o Brasil passará a ter nove integrantes dentro do Colégio Cardinalício, sendo seis eleitores. Apenas Itália, Estados Unidos e Espanha contam com mais cardeais.

“Oremos pelos novos Cardeais e para que eles, confirmando sua adesão a Cristo, me ajudem em meu ministério como Bispo de Roma pelo bem de todo o santo povo fiel de Deus”, disse o Papa.

A lista dos novos Cardeais inclui 16 prelados que estariam aptos a participar de um eventual Conclave e cinco com mais de 80 anos, idade limite para poder votar na eleição de um novo Papa.

Dom Leonardo Ulrich Steiner – Arcebispo de Manaus

Nasceu em 6 de novembro de 1950 em Forquilhinha, Estado de Santa Catarina, na Diocese de Criciúma.

Divulgação/ CNBB

Fez a profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores em 2 de agosto de 1976 e foi ordenado sacerdote em 21 de janeiro de 1978. Estudou Filosofia e Teologia nos Franciscanos de Petrópolis; obteve o Bacharelado em Filosofia e Pedagogia na Faculdade Salesiana de Lorena. Obteve, na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma, a Licenciatura e o Doutoramento em Filosofia. Após os estudos e um período como pároco assistente e pároco, foi formador no seminário até 1986 e mestre de noviços de 1986 a 1995.

De 1995 a 2003 foi Professor de Filosofia e Secretário do Antonianum. Retornando ao Brasil em 2003, foi pároco adjunto da Paróquia Bom Jesus da Arquidiocese de Curitiba, além de professor da Faculdade de Filosofia Bom Jesus da mesma.

Em 2 de fevereiro de 2005 foi nomeado Bispo Prelado de São Félix e recebeu a ordenação episcopal no dia 16 de abril seguinte. Em 21 de setembro de 2011 foi nomeado bispo titular de Tisiduo e auxiliar de Brasília.

De maio de 2011 a maio de 2019 ocupou o cargo de Secretário Geral da Conferência Episcopal Brasileira.

Em 27 de novembro de 2019, o Santo Padre Francisco o nomeou Arcebispo Metropolitano de Manaus.

Dom Paulo Cezar Costa – Arcebispo de Brasília

Nasceu a 20 de julho de 1967 em Valença, na diocese do mesmo nome. Completou seus estudos em Filosofia no Seminário Nossa Senhora do Amor Divino em Petrópolis e os de Teologia no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro. Obteve depois a Licenciatura e o Doutoramento em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1996-2001).

Divulgação/ Diocese de São Carlos

Recebeu a ordenação sacerdotal em 5 de dezembro de 1992 e foi incardinado na Diocese de Valença.

Durante seu ministério sacerdotal ocupou os seguintes cargos: Vigário Paroquial da Paraíba do Sul (1993); Pároco da Paróquia de São Sebastião dos Ferreiros em Vassouras (1994-1996), Pároco da Paróquia de Santa Rosa de Lima em Valença (2001-2006); Diretor e Professor do Departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007-2010); Reitor do Seminário Interdiocesano Paulo VI e Diretor do Instituto Paulo VI de Filosofia e Teologia de Nova Iguaçu (2006-2010). Em 24 de novembro de 2010 foi nomeado bispo titular de Esco e auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro. Recebeu a ordenação episcopal em 5 de fevereiro de 2011. Em 22 de junho de 2016 foi transferido como Bispo de São Carlos. Na Conferência Episcopal Brasileira é membro do Conselho Permanente e da Comissão Episcopal de Cultura e Educação. Desde 2020 é membro do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos e da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Em 21 de outubro de 2020, o Santo Padre Francisco o nomeou Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Brasília.

Fonte: A12.com

Publicidade