Início Pindamonhangaba Agência estadual fiscaliza serviços de água e esgoto em Pindamonhangaba

Agência estadual fiscaliza serviços de água e esgoto em Pindamonhangaba

Foto: Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba/divulgação
Publicidade

O município de Pindamonhangaba está recebendo esta semana fiscais da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) para fiscalizar trabalhos de saneamento básico no município.

A agência é responsável, dentre outras atividades, a fiscalizar e a regular os serviços de saneamento no Estado de São Paulo junto às empresas do setor. No caso de Pindamonhangaba, a responsável é a Sabesp, que acompanha os trabalhos da agência.

Durante reunião ocorrida dia 16 de maio na Prefeitura de Pindamonhangaba, Rogério Reis e Elânie Sandovette, especialistas em regulação e fiscalização de serviços públicos da Arsesp, explicaram como seria a atuação este ano.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente de Pindamonhangaba, Maria Eduarda San Martin, “em três dias de inspeção, eles devem fiscalizar as três estações de tratamento de esgoto, estação de tratamento de água, algumas estações elevatórias, booster e equipamentos de saneamento”.

Foto: Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba/divulgação

A agência citou alguns dos problemas identificados no município e solicitou à Prefeitura a percepção da administração pública tem desses serviços, desde números até indicadores de críticas e reclamações, incluindo falta de água e questões sobre qualidade do recapeamento asfáltico, pós-intervenção da empresa de saneamento básico. “A Arsesp tem acesso às solicitações feitas via sistema da Sabesp, mas não possui as entradas que são efetuadas por meio da Prefeitura, por isso eles pedem à população para que faça solicitações diretamente via Sabesp. Com base nestes chamados, eles podem ter um diagnóstico mais preciso de como estão os serviços em Pindamonhangaba”, completou Maria Eduarda.

Por isso, questões envolvendo falta de água, ligações de água e esgoto, ou qualidade de água, devem ser feitas pelos telefones 0800 055 0195 ou 195, canais diretos de comunicação da Sabesp.

A diretora de Manutenção e Logística Operacional da Prefeitura, Andrea Padovani Junqueira, afirmou que o município está contribuindo com todas as questões envolvendo saneamento, para que Pindamonhangaba tenha um serviço ainda mais eficiente em saneamento, tratamento e distribuição de água. “Muito importante a fiscalização por parte da Arsesp, bem como o trabalho conjunto entre a agência, a Sabesp e a Prefeitura, para viabilizar melhorias na qualidade dos serviços oferecidos à população. As secretarias e departamentos municipais envolvidos diretamente na área também estão atuando em conjunto para coesão das informações e ajudarmos a proporcionar um trabalho com resultado ainda melhor”.

Foto: Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba/divulgação

O engenheiro da Prefeitura, Kennedy Flores Campos, e o assessor de gabinete, Danilo Homem de Melo, também participaram da reunião.

Publicidade