Início São José dos Campos Feira atende 700 pessoas e renova esperança na busca por emprego em...

Feira atende 700 pessoas e renova esperança na busca por emprego em São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

Esperança renovada com uma nova oportunidade de trabalho. Esse foi o sentimento de centenas de pessoas que passaram nesta quinta-feira (12) pela Feira do Microcrédito, Empreendedorismo e Trabalho, organizada pela Prefeitura de São José dos Campos.

Foram oferecidas 514 vagas de empregos em diversos setores durante o evento, realizado em tendas montadas no Largo São Benedito, ao lado da Praça Afonso Pena, no centro de São José.

Além das oportunidades de trabalho, também foi possível tomar empréstimos a juros reduzidos para micro e pequenos empreendedores através do Banco do Povo e ter acesso a cursos de capacitação profissional oferecidos pelo programa Qualifica São José.

Cerca de 700 pessoas utilizaram os serviços, de acordo com o Departamento de Apoio e Qualificação ao Trabalhador.

Há seis meses desempregada, Lucielle Rezende Souza, 25 anos, saiu com o encaminhamento para o emprego de recepcionista e não escondeu a satisfação.

“Estou muito otimista com essa nova oportunidade. Tomara que dê tudo certo na entrevista. É um sentimento de alegria e esperança”, afirmou Lucielle, moradora do Mirante do Buquirinha, região norte de São José.

A doméstica Maria Aparecida de Moraes, 46 anos, moradora do Jardim Satélite, região sul, foi até o local em busca de capacitação profissional.

“Estou procurando curso de cuidador de idosos ou infantil. Com o certificado vai ficar mais fácil de conseguir um trabalho”, afirmou.

Nesta semana, o programa Qualifica São José está oferecendo 4.492 vagas em 33 cursos gratuitos de qualificação para auxiliar no processo de recolocação no mercado de trabalho.

Os serviços oferecidos no evento contaram com o apoio de entidades como o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).

Lucielle Souza, 25 anos, com a carta de encaminhamento para um emprego de recepcionista; “muita alegria e esperança” – Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Apoio psicológico

Quem compareceu à Feira também teve a oportunidade de ser atendido por profissionais da Univap (Universidade do Vale do Paraíba) dentro de um programa de apoio psicológico mantido em parceria com a Prefeitura.

Segundo técnicos do Departamento de Apoio e Qualificação ao Trabalhador, o apoio psicológico é importante para aumentar a confiança e a autoestima em entrevistas e no desempenho profissional, entre outros benefícios para quem procura emprego.  

Os programas oferecidos na Feira do Microcrédito, Empreendedorismo e Trabalho podem ser acessados a qualquer tempo pelos munícipes.

Para as vagas de empregos, disponibilizadas pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), basta acessar o link para conferir as oportunidades. Elas são publicadas de segunda a sexta-feira, por volta das 18h, com as vagas para o dia seguinte.

Quem tiver interesse em cursos do Qualifica São José pode se inscrever na página do programa.

Mais informações sobre os microcréditos oferecidos pelo Banco do Povo podem ser obtidas através do link.

Publicidade