Início Internacional Resolução contra a Rússia é aprovada por membros da OMS

Resolução contra a Rússia é aprovada por membros da OMS

Foto: Nikkimeel/Shutterstock.com
Publicidade

Uma resolução que pode resultar no fechamento do escritório regional da Rússia e na suspensão de reuniões no país foi aprovada por membros da região europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS), nesta terça-feira (10), em resposta à invasão da Ucrânia.

Apoiada pela Ucrânia e pela União Europeia, a aprovação à resolução aconteceu em sessão especial da região europeia, com 43 votos a favor, 3 contrários (Rússia, Belarus, Tajiquistão) e 2 abstenções.

Para os apoiadores, a resolução é um importante passo político para isolar Moscou. Eles disseram que estão se esforçando para evitar qualquer grande impacto no sistema de saúde da Rússia.

Os ataques da Rússia resultaram em riscos de doenças crônicas e infecciosas e a resolução cita uma “emergência de saúde” na Ucrânia, referindo-se a baixas em massa, pelas ações militares da Rússia.

Na reunião de membros e autoridades de alto escalão da OMS, o enviado da Rússia, Andrey Plutnitsky, disse estar “extremamente decepcionado” e que acredita que este é um grande momento de dano para o sistema de saúde global

Publicidade