Início Pindamonhangaba Pinda promove ação de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial neste sábado

Pinda promove ação de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial neste sábado

Foto: Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba/divulgação
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Centro de Diagnóstico Laboratorial (CEDLAB), realizará neste sábado, dia 30, na Praça Monsenhor Marcondes, das 8h30 às 12h30, uma ação em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.

A ação contará com estudantes de medicina da Universidade de Taubaté, fazendo avaliação cardiológica, alunos do curso técnico de enfermagem da Escola Futura aferindo pressão arterial e alunos do curso técnico de nutrição da ETEC realizando orientação nutricional e calculando o Índice de Massa Corporal do público que estiver presente.

Praça Monsenhor Marcondes, Pindamonhangaba-SP (Foto: Saulo Fernandes @saulofernandesfotoedrone)

Para a secretária interina de Saúde, Ana Claudia Macedo, “é importante que a população participe da ação, além de comparecer em consultas médicas regularmente, para tratar os sintomas da hipertensão logo no início, pois a falta do tratamento pode ocasionar infarto, derrame ou um caso de demência precoce, e também pode levar à baixa de visão, por afetar os vasos do fundo do olho, e paralisação do funcionamento dos rins”.

O que é hipertensão?
A hipertensão ocorre quando a pressão do sangue causada pela força de contração do coração e das paredes das artérias para impulsionar o sangue para todo o corpo acontece de forma intensa, sendo capaz de provocar danos na sua estrutura. Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar até 10 anos o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal, associados a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da hipertensão.
Os sintomas da hipertensão incluem tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão.

Publicidade