Início Esporte 3 campeões da Libertadores na mesma edição do Campeonato Brasileiro Série B

3 campeões da Libertadores na mesma edição do Campeonato Brasileiro Série B

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

O Campeonato Brasileiro Série B de 2022 pode ser medido por títulos, isso, pois essa é a primeira edição com 3 campeões da Libertadores. Dessa forma, essa edição do campeonato pode ser considerada como uma das mais fortes e disputadas dentre todas elas.

Além disso, essa também é a edição com mais títulos de Campeonato Brasileiros da Série A, com 14 no total. Sendo que, esses títulos se dividem em 6 clubes, sendo eles, Vasco da Gama, Grêmio, Cruzeiro, Guarani, Sport e Bahia.

Cruzeiro, o primeiro campeão da Libertadores que chegou na Série B

O Cruzeiro foi o primeiro dos três campeões da Libertadores que chegou na Série B, pois foi rebaixado em 2019. Dessa maneira, essa é a terceira edição consecutiva que a Raposa disputa a segunda divisão nacional do Campeonato Brasileiro.

Além disso, o Cabuloso é bicampeão da Copa Libertadores da América, tendo ganhado a competição pela primeira vez no ano de 1976, em cima do River Plate. Já em 1997, o Cruzeiro se sagrou bicampeão da América, tendo batido o Sporting Cristal em jogo realizado no Mineirão.

Falando um pouco mais sobre o rebaixamento para a Série B, o Cruzeiro passava pela maior crise futebolística e financeira da sua história em 2019. Dessa forma, o ano ficou marcado pela pior campanha da história do time na Série A, com somente 7 vitórias em 38 partidas realizadas.

O quarto rebaixamento do Vasco da Gama

Segundo dos campeões brasileiros da Libertadores a chegar na série B, o Vasco da Gama já foi rebaixado em quatro ocasiões. Sendo que, a última edição em que foi rebaixado aconteceu no ano de 2020, sob os comandos de Vanderlei Luxemburgo.

Além disso, o time já teve os seus dias de glória, quando foi campeão da Libertadores da América em 1998, um ano após o bicampeonato do Cruzeiro. Acrescentando a isso, o Vasco ainda teve boas participações na competição continental mais importante da América do Sul, como, por exemplo, em 2011, chegando as quartas de finais.

Entretanto, no ano de 2022 disputará a série B do campeonato brasileiro pela quinta vez em sua história. Isso, pois mesmo caindo em quatro ocasiões, somente na última queda o Vasco da Gama não conseguiu o acesso no ano seguinte.

O tricampeão da Libertadores jogará a Série B pela terceira vez.

O último campeão da Libertadores a chegar à Série B e também com o título continental mais recente, esse é o Grêmio. Clube esse que disputará a segunda divisão do futebol nacional pela terceira vez, já que caiu em 1991, 2004 e 2021, conseguindo acesso no ano seguinte nas duas primeiras vezes.

Além disso, o Grêmio foi o último campeão continental que chegou à Série B, tendo ganhado a competição no ano de 2017 e caindo 4 anos depois. Acrescentando a isso, o tricolor gaúcho é tricampeão da Copa Libertadores da América, levantando a taça nos anos de 1983 e 1995, além da última taça já citada.

Publicidade