Padre Flávio José de Medeiros Filho, da Arquidiocese de Natal, se tornou membro de uma instituição que tem quase mil anos
O Papa Francisco nomeou como Cônego da Basílica Vaticana o Padre Flávio José de Medeiros Filho, do clero da Arquidiocese de Natal (RN), tornando-o membro efetivo de uma instituição milenar que é o Cabido de São Pedro, fundado no ano 1053 pelo Papa Leão IX.
O Cabido Vaticano é composto por um colégio de monsenhores de nomeação pontifícia, que garante e realiza vários aspectos da vida ministerial, litúrgica e pastoral da Igreja Católica, a serviço do Santo Padre, Papa Francisco.
No último domingo (10), em que foi celebrado o Domingo de Ramos, durante a celebração, Pe. Flávio renovou publicamente a sua profissão de fé, recebeu a Bula pontifícia e as insígnias eclesiásticas próprias do seu estado.
O Padre, que se tornou o segundo brasileiro na história a ocupar o cargo no Vaticano, já exercia o ministério sacerdotal a serviço da Basílica há vários anos. Sua nomeação, de acordo com a Arquidiocese de Natal, “é também expressão de comunhão da Arquidiocese de Natal com a Sé de Pedro, que preside na caridade a Igreja de Cristo”.
Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo metropolitano de Natal, falou, com exclusividade ao A12, sobre o sentimento pela nomeação do agora Cônego Padre Flávio José de Medeiros.
“Uma nomeação tão bonita e tão honrosa, significativa e de reconhecimento. Para nós, uma referência muito louvável, para nossa Igreja, para o nosso clero é uma benção podermos contar com alguém que ali está para atender tantas demandas significativas da Igreja”, disse Dom Jaime.