Início Aparecida Noite festiva encanta os devotos durante a entrega da Fachada Norte em...

Noite festiva encanta os devotos durante a entrega da Fachada Norte em Aparecida

Foto: Thiago Leon/divulgação
Publicidade

“Na Fachada Norte cada pedrinha de mosaico representa você peregrino, colaborador da Família dos Devotos e representa cada brasileiro que acolhe a Mãe Aparecida como mãe”.

Uma noite de festa, alegria e ação de graças! Assim foi a entrega oficial da Fachada Norte aos devotos de Nossa Senhora Aparecida.

Sob a intercessão de São Josépatrono da Família dos Devotos, grande responsável pela realização das obras da Jornada Bíblica, a Santa Missa das 18h foi celebrada no Altar Central. A Eucaristia foi presidida pelo superior provincial da unidade Redentorista de São Paulo, padre Marlos Aurélio da Silva e contou com a presença dos missionários redentoristas, do reitor padre Eduardo Catalfo, dos ecônomos padre Luiz Cláudio Alves de Macedo e padre Heliomarcos Ferraz.

Muitos momentos especiais marcaram a Santa Missa de Ação de Graças, como a presença do coro Arquidiocesano de Aparecida e alguns dos grandes nomes da música católica: Adriana ArydesDiego Tigues da banda Anjos de Resgate e Ziza Fernandes.

Foto: Thiago Leon/divulgação
Homilia

Na homilia da Missa festiva, padre Luis Cláudio refletiu sobre São José, destacando os exemplos de homem responsável, fiel, prudente e justo, que tem grande participação na obra de Deus.

O ecônomo do Santuário explicou por que o dia 19 foi escolhido para a data de entrega da primeira fase da Jornada Bíblica de Aparecida.

O Santuário Nacional é a Casa de Maria, logo é a Casa de José. José também é para nós o patrono da Família dos Devotos”.

Concluindo sua homilia, padre Luiz comentou sobre as obras de acabamento do Santuário, que é realizada desde 1999.

Quantas pessoas, quanta generosidade, mas tenho certeza de que todos percebem o progresso do Santuário que é constatado na acolhida, na evangelização, na manutenção, nas obras sociais, nos nossos meios de comunicação”.

Detalhando sobre a realização das obras na Fachada Norte e a escolha do artista sacro padre Marko Ivan Rupnik, o sacerdote ressaltou:

O Santuário se torna uma grande Bíblia a céu aberto, apontado para nós a fundamentalidade da Palavra de Deus em nossas vidas. Não estamos realizando uma obra decorativa, mas estamos diante de uma arte litúrgica. O que vemos na Fachada externa quer ser um prolongamento daquilo que celebramos aqui, no interior dessa monumental Basílica”.

Entrega de um fragmento dos mosaicos

No fim da celebração, Padre Eduardo Catalfo, reitor do Santuário de Aparecida apresentou um presente que foi deixado pelo Padre Rupnik. Um fragmento de mosaico que traz a figura de um peixe que na arte cristã simboliza Jesus Cristo, mas para Aparecida, simboliza a pesca milagrosa do encontro da imagem de Aparecida, disse o reitor,  reproduzindo a explicação do artista sacro, ao presentear o Santuário com este fragmento.

Como homenagem à comunidade redentorista, que está à frente do Santuário desde 1894, o reitor entregou o fragmento ao missionário redentorista, padre Jadir.

Gostaria de oferecer esse fragmento do mosaico ao padre Jadir, que na história recente do Santuário está entre os reitores mais longevos. Que Deus nos abençoe padre Jadir e abençoe a comunidade redentorista”.

O descortinar da fachada através de um livro

Para marcar a noite de entrega da Fachada Norte aos devotos, padre Luiz Cláudio anunciou oficialmente o lançamento do livro ‘Êxodo: Caminho para Libertação’, do padre Marko Ivan Rupnik.

Oferecemos a você este livro, para a leitura da Fachada Norte e leitura da Palavra de Deus… agradecemos ao padre Rupnik, autor do livro, por sua generosidade em compartilhar seus conhecimentos”.

Acesse aqui para rever a celebração

Musical ‘Caminho para a Liberdade”
Thiago Leon

Logo após a Santa Missa, os devotos puderem se encantar e aprender um pouco mais sobre a história bíblica representada na Fachada Norte, com o musical ‘Caminho para a Liberdade’. Um show de luzes, músicas e encenações pelas páginas do Êxodo.

Antes do início do espetáculo, o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes abençoou a obra dos mosaicos, afirmando que o Santuário passa a ser uma grande escola bíblica, em homenagem a Maria.

Na Fachada Norte, como diz o padre Eduardo Catalfo, cada pedrinha de mosaico representa você peregrinovocê colaborador da Família dos Devotos e representa cada brasileiro que acolhe a Mãe Aparecida como mãe de todos nós”.

Durante o espetáculo, um vídeo trouxe uma mensagem do padre Marko Ivan Rupnik, que justamente com sua equipe do Centro Aletti, são os responsáveis pelas obras da Jornada Bíblica do Santuário de Aparecida.

Nós trabalhamos nestes mosaicos todos os dias, levamos o nosso trabalho juntamente com o Pão e o Vinho, até a Santa Eucaristia, à Santa Liturgia…Temos certeza de que este trabalho está impregnado pela presença de Deus porque é feito com amor”, comentou ao detalhar o trabalho dos mosaicistas, nos 90 dias que passaram no Santuário.

entrega da Fachada Norte foi acompanhada por milhares de devotos presentes no Santuário e ainda, pelos que assistiram as transmissões por meio da Rede Aparecida de Comunicação e o Aparecida ao Vivo.

Dentro das obras da Jornada Bíblica do Santuário Nacional, a próxima fachada a ser revestida será a Fachada Sul com as passagens bíblicas da Páscoa de Cristo.

play_circle_filled Confira a mensagem do Padre Eduardo Catalfo, Padre Luiz Cláudio Alves de Macedo, Adriana Arydes, Ziza Fernandes, Diego Tigues e os devotos sobre o evento desta noite.

https://www.instagram.com/tv/CbTywq9ATaQ/?utm_source=ig_web_copy_link

Fonte: A12.com

Publicidade