Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba libera uso de máscaras em locais abertos

Pindamonhangaba libera uso de máscaras em locais abertos

Foto ilustrativa: Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba/divulgação
Publicidade

Pindamonhangaba está seguindo o Governo do Estado a respeito da não obrigatoriedade da utilização de máscaras em ambientes abertos, conforme edital publicado dia 9 de março pelo governo paulista. No entanto, em ambientes fechados o uso de máscaras permanece obrigatório no município.

A medida vale para qualquer espaço fechado, como repartições públicas, lojas, salas de aula, transporte público, shopping, cinema, hospitais, clínicas, escritórios.

Desde maio de 2020, no início da pandemia de Covid-19, o uso de máscaras nas ruas do estado de São Paulo era obrigatório. Desde então, nunca havia deixado de ser obrigatório.

O decreto estadual que libera o uso de máscaras vale para ruas, praças, parques, centros abertos de eventos. Nesses locais, ao ar livre, o uso de máscara não é mais obrigatório. Para ambientes fechados, o governo estuda anunciar a liberação em breve, mas isso ainda está em estudo pelo comitê científico.

A retirada da obrigatoriedade das máscaras ocorre em um momento em que o estado tem 83% de sua população com vacinação completa e em que os números relacionados à pandemia vêm apresentando queda.

“Temos algumas recomendações. As pessoas com sintomas gripais devem continuar usando a máscara em qualquer situação e em qualquer lugar. Pessoas não vacinadas devem continuar usando as máscaras. Os imunodeprimidos e com doenças crônicas também têm como recomendação manter o uso de máscara. E, por último, ambientes abertos, mas com grandes aglomerações, há recomendação de que pessoas se protejam, principalmente as de maior risco, usando máscara”, disse o coordenador executivo do centro de contingência de São Paulo, Paulo Gabbardo, durante entrevista coletiva.

Publicidade