Início Pindamonhangaba Missa conscientiza a população sobre “Doenças Raras” no dia 28, na Matriz...

Missa conscientiza a população sobre “Doenças Raras” no dia 28, na Matriz em Pindamonhangaba

Foto: Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba/divulgação
Publicidade

O último dia de fevereiro de cada ano é marcado como Dia das Doenças Raras, uma data criada em 2008. A lei número 6.212 de 9 de abril de 2019 instituiu no município de Pindamonhangaba, o Dia Municipal de Doenças Raras, para sensibilizar pessoas com poder de decisão, sobre os problemas causados pelas doenças raras e seus impactos na vida do paciente.

Para conscientizar a população, será celebrada uma missa “Doenças Raras”, no dia 28 de fevereiro, às 12h10, na Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Pinda.

Doenças raras são definidas pelo número reduzido de pessoas afetadas: 65 indivíduos a cada 100.000 pessoas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), elas são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas, que variam de enfermidade para enfermidade, assim como de pessoa para pessoa afetada pela mesma condição.

O Dia Mundial das Doenças Raras, celebrado no 28 de fevereiro, tem o intuito de lançar luz sobre um conjunto de milhares de enfermidades comumente negligenciadas. Seus sintomas, muitas vezes confundidos com outros problemas ou simplesmente mal interpretados, afetam milhões de brasileiros. Embora cada uma atinja uma pequena proporção de pessoas, juntas elas chegam a atingir mais de 5% da população, segundo algumas estimativas.

Publicidade