Início São José dos Campos GCM de São José dos Campos vai capacitar guardas de 3 cidades...

GCM de São José dos Campos vai capacitar guardas de 3 cidades da RMVale

Foto: PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos assinou nesta terça-feira (22) convênio com três municípios da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueir –Taubaté, Cruzeiro e Campos do Jordão– que vai possibilitar que as guardas civis dessas cidades tenham porte de arma.

Pelo convênio, a Secretaria de Proteção ao Cidadão de São José assume o treinamento dos guardas dos três municípios, para que eles tenham a qualificação exigida pela Polícia Federal para usar armamentos.

O convênio foi assinado em evento no Teatro Capitólio de Cruzeiro e os treinamentos estão previstos para começar em março. Após o treinamento, Cruzeiro e Campos do Jordão receberão doação de revólveres calibre .38.

Investimentos

A Guarda Civil de São José dos Campos, vinculada à Secretaria, é referência em capacitação, uso de tecnologia e armamentos, tendo Centro de Treinamento próprio e armas modernas. É a primeira GCM do Brasil a usar pistolas Glock calibre .40.

A Prefeitura de São José tem investido em armamentos, microcâmeras nos uniformes (body cam), drones e aumento efetivo para a GCM, que hoje tem 382 guardas, 60 deles contratados em dezembro ultimo. A frota da Guarda é 100% de carros elétricos.

Este ano, a GCM vai ganhar uma sede nova, com estrutura mais ampla e melhores acomodações, na Vila Industrial, na região leste. A criação da nova sede faz parte do Plano de Gestão 2021/2024.

Publicidade