Início São José dos Campos Câmera de reconhecimento facial do CSI localiza foragido em São José dos...

Câmera de reconhecimento facial do CSI localiza foragido em São José dos Campos

Foto: PMSJC
Publicidade

Guardas civis municipais prenderam nesta quarta-feira (16) um foragido da Justiça depois que ele foi flagrado por uma câmera de reconhecimento facial no centro de São José dos Campos. 

A identificação da imagem pelo CSI (Centro de Segurança e Inteligência), da Prefeitura de São José dos Campos, fez disparar o alerta no local, indicando localização de uma pessoa procurada pela Justiça.

Viaturas da GCM (Guarda Civil Municipal) que faziam patrulhamento na região foram acionadas e guardas municipais abordaram o suspeito, que tinha mandado de prisão por furto qualificado em São José.

Mais segurança

Esse foi o segundo caso de identificação de foragido feito a partir do reconhecimento facial. No primeiro caso, em janeiro, o foragido era de Goiânia e condenado por tráfico de drogas. 

Em outras ocorrências, a localização foi feita pela placa do carro, cuja documentação está em nome de uma pessoa que tem registro criminal. A partir do veículo, a pessoa é abordada e encaminhada a autoridades judiciais.

Um convênio entre a Prefeitura de São José e o Ministério da Justiça permite que o CSI tenha acesso a uma plataforma que disponibiliza informações sobre foragidos da Justiça de todo o país.

Em nove meses de criação do CSI, 99 pessoas foram presas graças à tecnologia do Centro de Segurança e Inteligência e à dedicação das forças de segurança, que trabalham de forma integrada 24 horas por dia no Centro e nas operações externas. 

Publicidade